Brasil, 20 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Ceia de final de ano com tradicional bacalhau português

Legenda: Diversas formas de apresentação do bacalhau Legenda: Diversas formas de apresentação do bacalhau Créditos: Divulgação preview

Ingrediente essencial da culinária de Portugal é um dos itens queridinhos na ceia do brasileiro

Como muita gente deve suspeitar, o hábito de comer bacalhau chegou ao Brasil com os portugueses, na época do descobrimento. No entanto, foi com a vinda da Corte, no início do século 19, que esse hábito alimentar começou a se difundir.

O bacalhau no Brasil é consumido geralmente em épocas específicas do ano, e as festas de final de ano são um dos momentos de destaque desta iguaria portuguesa. Seja por tradição ou por superstição, o bacalhau ganhou os pratos dos brasileiros durante a ceia de final de ano, mas em Portugal esse peixe é parte fundamental das refeições diariamente.

Para apreciar da melhor forma esse símbolo da gastronomia lusitana, separamos uma receita de Bacalhau à Gomes de Sá saborosa e tradicional para brilhar na ceia de final de ano:

Ingredientes
800 g de postas de bacalhau
1,2 kg de batatas
4 cebolas
3 dentes de alho
4 ovos
Azeite
Vinagre
Pimentão vermelho
Azeitonas
Salsa
Sal
Pimenta

Modo de prepararo

Ligue o forno a 200 ºC. Descasque e lave as batatas e cozinhe em água e sal. Junte os ovos e quando a água começar a ferver deixe-os cozinhar durante 12 minutos. Depois retire e deixe esfriar. Escorra as batatas, descasque-as e corte em rodelas assim que estiverem prontas para o manejo.

Leve ao fogo uma panela com água, junte as postas de bacalhau e deixe cozinhar. Depois escorra, deixe amornar um pouco e retire as peles e as espinhas. Desfie o bacalhau e reserve.

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e pique os alhos. Leve ao fogo uma panela com o azeite, deixe aquecer, junte as cebolas e os dentes de alho, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que a cebola fique dourada. Retire do fogo, regue com umas gotas de vinagre e reserve.

Num tabuleiro de louça ou pirex disponha alternadamente camadas de batata e de bacalhau. Por fim, disponha o refogado da cebola e os ovos cortados em rodelas e leve ao forno até dourar. Retire, ponha por cima tiras de pimentão vermelho e azeitonas, polvilhe com salsa e sirva a gosto.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Para mais informações, visite www.centerofportugal.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::