Brasil,

Corte certo garante carne macia em qualquer receita

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Stroher
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Corte certo garante carne macia em qualquer receita

Muitos sabem, mas poucos colocam em prática um truque simples que garante uma carne bovina macia em qualquer receita. O sentido do corte da peça influencia diretamente a conquista desse importante atributo – seja no preparo do churrasco, de um bife ou de pratos que utilizam a carne já cortada em pedaços menores, como o estrogonofe.

A dica é observar a direção das fibras da carne. O corte deve sempre ser realizado no sentido contrário, pois, dessa forma, os pedaços são encurtados e a peça fica mais macia e de fácil mastigação. Antes de cortar, é importante checar se a faca forma uma cruz em relação à fibra.

O coxão mole, por exemplo, tem as fibras bem visíveis. Para cortar, basta fazer pressão com a faca numa linha transversal à fibra. Já com o filé mignon, a lâmina deve estar na perpendicular.

A picanha, diferentemente das outras peças, possui fibras diagonais, por isso o corte é fatiado do lado oposto e a lâmina deve formar um X em relação à fibra.

E, quanto ao corte, não há segredo! Para garantir uma peça bonita, macia e suculenta, basta fazer um movimento único e rente, sempre contra a fibra.

Agora, a maciez que só um corte contra a fibra pode proporcionar, pode ser apreciada na sua cozinha e não apenas em restaurantes renomados. Que tal aproveitar as dicas e preparar um dos cortes mais amados, como o filé mignon? A Academia da Carne Friboi traz uma receita de rápido preparo, com acompanhamentos inovadores.

Bife de filé mignon com cuscuz marroquino ao limão-siciliano

Serve: 2 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: filé mignon
Cortes alternativos: alcatra, contrafilé

Ingredientes
4 bifes de filé mignon Friboi (100 g cada um)
2 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Ingredientes do cuscuz marroquino
1 ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1 colher (sobremesa) de manteiga
raspas de casca de ½ limão-siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
1 colher (sopa) de castanha-do-pará picada
½ pimenta dedo-de-moça bem pequena picada
1 ramo de cebolinha picada

Modo de preparo

Esfregue o alho nos dois lados dos bifes, besunte com a manteiga, polvilhe o sal e a pimenta também dos dois lados. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Modo de preparo do cuscuz

Em uma panela, coloque o caldo de legumes e deixe ferver. Junte o cuscuz, a manteiga, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos ou até hidratar bem os grãos.

Com um garfo, solte o cuscuz, tempere com as raspas e o suco de limão, a pimenta, a castanha-do-pará e a cebolinha.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e grelhe os bifes dos dois lados.

Sirva com o cuscuz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo