Brasil,

Receitas de de sopas para aquecer o inverno, que agradaram até paladares veganos: Sopa Creole de Milho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Zioli
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Sopa Creole de Milho

RENDE 4 A 6 PORÇÕES

Todo mundo sabe que o jeito mais gostoso de saborear o milho é diretamente na espiga, de preferência grelhado e lambuzado em manteiga vegana. Outro jeito é a sopa de milho, se possível bem apimentada, estilo creole. Não precisamos daqueles cremes pesados para fazer isso acontecer. Uma combinação de castanha de caju, iogurte e leite vegetais e batatas compõe a sopa de milho mais cremosa que o Mississippi já viu. E, então, é só acrescentar um punhado de bolachinhas salgadas, assim como eu imagino que se faça no Sul, e está pronta.

Preparo: 10 minutos

Cozimento: 30 minutos

Descanso: 60 minutos (enquanto as castanhas de caju estão de molho)

Ingredientes:

¾ de xícara (120 g) de castanhas de caju de molho em água por 1 hora, pelo menos. Descarte a água

3 xícaras (750 ml) de caldo de legumes

1 colher (chá) de azeite

½ cebola grande cortada em cubinhos

2 dentes de alho bem picados

4 batatas grandes picadas

1 pimentão vermelho picado em cubinhos

½ pimentão verde picado em cubinhos

1 colher (chá) de pimenta verde fresca picada

1 xícara (250 ml) de água

2 colheres (chá) de páprica defumada

1 colher (chá) de orégano seco

1 colher (chá) de tomilho seco

½ colher (chá) de mostarda em pó

½ colher (chá) de pimenta-de-caiena

4 xícaras (560 g) de milho em conserva escorrido ou fresco descongelado, separadas

1 xícara (250 ml) de leite vegetal sem açúcar

¾ de xícara (170 g) de iogurte vegetal de coco

1 colher (sopa) de suco de limão

½ colher (chá) de fumaça líquida

1 colher (chá) de sal

pimenta-do-reino a gosto

Guarnições

cebolinha picada

molho de pimenta

bolachinhas salgadas (se não houver restrição a glúten)

Modo de preparo:

Junte as castanhas de caju e o caldo de legumes no liquidificador e bata para obter uma mistura lisa. Reserve.

Aqueça o azeite em uma panela grande, em fogo médio. Acrescente a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Junte a batata, os dois tipos de pimentão e a pimenta verde. Salteie por 3 ou 4 minutos, sem deixar grudar no fundo.

Junte a mistura de castanha de caju, a água, a páprica, o orégano, o tomilho, a mostarda em pó e a pimenta-de-caiena; deixe levantar fervura. Reduza o fogo e tampe ligeiramente a panela. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo.

Acrescente metade do milho, o leite vegetal, o iogurte, o suco de limão e a fumaça líquida. Use um mixer para bater a sopa e deixá-la quase lisa, mas ainda com alguns pedaços. Acrescente as 2 xícaras restantes de milho, o sal e a pimenta-do-reino e retire do fogo. Finalize com a cebolinha por cima, toques de molho de pimenta e as bolachas (se decidiu usá-las). Sirva quente. As sobras podem ficar na geladeira, em recipiente com tampa hermética, por 3 ou 4 dias.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: