Brasil, 19 de Fevereiro de 2018

• Escrito por  Redação do Momento Espírita
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Mensagens

A renúncia

O homem estava caído, com a cabeça ensanguentada. Pedro parou seu carrão e, pelo celular, chamou a ambulância.

Aproximou-se e para estancar o sangue, rasgou um pedaço de sua camisa de linho e enfaixou a cabeça do ferido.

Quando a ambulância chegou, Pedro entregou seu cartão para um dos enfermeiros, pedindo que ligasse para dar notícias do pobre infeliz.

Dias depois, recebeu um telefonema do hospital.

O enfermeiro Márcio avisava que aquele andarilho teria alta.

Seu nome era José Carlos e não tinha familiares na cidade.

Pedro não sabia porque se interessava tanto por aquele homem. Foi ao hospital, entrou na enfermaria e aproximou-se da cama do seu protegido.

Pedro se identificou como o que o havia socorrido na rua. O atendido se emocionou. Há muitos anos, ninguém se interessava por ele.

Era o homem mal cheiroso de que todos buscavam se afastar. Lágrimas lhe umedeceram os olhos e romperam em choro convulsivo.

Pedro ficou ali parado, esperando aquele ser humano dar vazão a toda aquela dor, que parecia reprimida dentro dele. Depois, pediu para que contasse a sua história, se assim desejasse.

José Carlos falou do pai alcoólatra, da mãe que, cansada das surras, abandonou a família, deixando ele e o irmão nas mãos do pai.

Lembrou da fome, do irmão menor chorando, das surras que levavam por motivo nenhum.

Um dia, depois de uma grande surra, apanhou o irmãozinho pela mão e saiu andando, prometendo que jamais voltaria para aquela casa.

Depois de muito andar, o pequenino começou a chorar. Suas perninhas doíam pelas chineladas que havia recebido, pelo cansaço. Sentia fome.

José Carlos tinha onze anos e bateu à porta de uma casa. Uma mulher de cabelos brancos, muito bonita, atendeu e, vendo o sofrimento nos olhos daquelas crianças, os acolheu.

Ele nunca estivera em uma casa tão linda, nem jamais comera comidas tão gostosas.

À noite, na cama com lençóis limpos, aquecido, pensou que no dia seguinte, com certeza, eles teriam que ir embora.

Mas se ele, o maior, desaparecesse, é possível que a mulher ficasse com seu irmão, tão pequeno.

Então, no meio da noite, evadiu-se da casa, levando somente, como lembrança, uma meia do irmãozinho.

Nos dias seguintes, à distância, ficou acompanhando as saídas da senhora conduzindo Pedrinho, seu irmão.

Foram ao parque, às compras, ao mercado. Ela o segurava pela mão. Ficara com ele.

Satisfeito, José desapareceu daquela cidade. Nunca esqueceu aquela mulher mãe que os acolheu.

Chorou mais um pouco e nem percebeu as lágrimas de Pedro.

José Carlos se tornou andarilho. Muitos anos depois, retornou à cidade e ao casarão.

A família havia se mudado e ele nunca mais soube do irmão.

Foi aí, entre lágrimas, que ele olhou para Pedro, que chorava.

Em suas mãos, retirada da carteira de couro, José Carlos reconheceu o pé de meia do seu irmão, aquele que fazia par com o que ele carregava até hoje, como lembrança.

Sem falar nada, se abraçaram, e todos que ali passavam, se emocionavam.

Quando souberam da história, choravam de alegria. Ainda hoje, naquele hospital, se fala da história de amor de um irmão que renunciou a tudo pela vida do irmãozinho.

Atualmente, os dois dirigem um lar que abriga crianças na orfandade, aos quais têm oportunidade de dar carinho e proteção.

O lar funciona naquela mesma casa bonita, onde um dia José Carlos deixou seu irmão Pedro, na esperança de que ao menos ele tivesse o que ele nunca teve: amor de mãe, bem maior do que qualquer tesouro.

Redação do Momento Espírita, a partir de história de autor desconhecido.
Em 28.02.2011.

>> NOTÍCIAS DE SAÚDE