Brasil, 18 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Economia paulista dá sinais de recuperação de acordo com balanço da Investe SP

- Agência registra 32 projetos de investimentos atendidos e anunciados em 2017 que somam R$ 3,6 bilhões e 7,7 mil empregos, superando as marcas de 2016;

- Porcentagem de empreendimentos de empresas estrangeiras nesse total chega perto do registrado em 2013, alcançando 75%;

- Investimentos estrangeiros anunciados em SP em 2017 sobem, mas caem no total registrado para o País

A Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos e competitividade do Governo do Estado de São Paulo, fechou no dia 30 de novembro o balanço de suas atividades de atração e retenção de empreendimentos em 2017.

Os dados mostram uma melhora significativa da economia paulista, já que a carteira de projetos em atendimento da instituição a chegou a 182 projetos nesse dia, contra 177 no final do ano anterior.

Desse montante, 32 foram tornados públicos ao longo de 2017, somando R$ 3,6 bilhões em investimentos e 3.615 empregos. Os números superam 2016, quando foram anunciados 26 projetos que corresponderam a R$ 3,2 bilhões e 4.844 empregos.

O estudo desses projetos anunciados mostra também um aumento na porcentagem de empresas de origem estrangeiras atendidas. Elas corresponderam a 75% do total de projetos em 2017, contra apenas 50% em 2016. Quanto ao valor de investimento, o capital externo correspondeu a 94%, contra apenas 59% registrado em 2016. Confira a série histórica abaixo:

Contexto

A análise dos investimentos anunciados contabilizados pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), gerenciada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostra que os atendimentos realizados pela Investe São Paulo refletem a economia paulista como um todo.

Houve um pico na porcentagem de projetos de empresas estrangeiras em São Paulo entre 2013 e 2014. O ano de 2015 marcou a queda dos investimentos estrangeiros, mas com uma rápida retomada em 2016 que se sustenta em 2017. Já no Brasil, essa recuperação ainda não se delineou. Confira o gráfico abaixo:

Não foi só na área de atendimento ao investidor que a Investe São Paulo aumentou seu alcance a empresas estrangeiras. A equipe de prospecção de novos negócios da Agência também contatou um número maior de empresas estrangeiras em 2017 se comparado com o ano anterior: das 2.292 instituições procuradas até 30 de novembro, cerca de 61% tinham sede no exterior. Em 2016, foram 44% das 2.052 empresas.

Análise
Para o diretor de Negócios da Investe São Paulo, Sérgio Costa, os dados mostram um momento de retomada dos investimentos no Estado de São Paulo. “Vimos vários projetos que haviam sido interrompidos ou adiados serem retomados por algumas empresas esse ano”, afirma. Muitos empreendimentos passaram da fase ‘em negociação” para “em implantação” nos cálculos da Agência.

Ele também explica que, com a crise, a Investe SP readequou o atendimento de sua equipe nos últimos dois anos, passando a atender empreendimentos de aporte menor, mas com alto impacto econômico. E isso acabou se refletindo no grande número de projetos atendidos em 2017.

“Em nossos primeiros anos de atuação, nosso foco era dar apoio a projetos de investimento produtivo que envolvessem necessariamente aportes financeiros volumosos. Aos poucos fomos adaptando o serviço e priorizando tanto a geração de inovação quanto o impacto que alguns projetos menores causam na comunidade local”, complementa.

Para Costa, o número crescente de projetos de empresas estrangeiras atendidas pela Investe São Paulo deve-se, acima de tudo, ao trabalho realizado pela agência de construir bons relacionamentos com entidades diplomáticas, câmaras de comércio e associações empresariais. Observe os gráficos abaixo que mostram a porcentagem de projetos de investimentos anunciados por país na comparação entre 2016 e 2017:

Ele menciona ainda o aumento da quantidade de projetos de pesquisa e desenvolvimento atendidos no último ano – o centro global de desenvolvimento e inovação em cosméticos da Avon, o laboratório para prototipagem de semicondutores da Smart Modular Technologies e o centro de pesquisa e desenvolvimento de alimentos elaborados com ingredientes sul-americanos da Pepsico. No total, eles somam cerca de R$ 250 milhões em investimentos e 244 empregos.

“As empresas estão confiando cada vez mais em nossa equipe para guia-las dentro do rico ambiente de inovação do Estado de São Paulo, fazendo a interlocução com centros de pesquisa, universidades e parques tecnológicos”, comenta Costa.

Regiões
A divisão dos investimentos anunciados pela Investe São Paulo por região administrativa do Estado mostra que, em 2017, eles estiveram mais pulverizados pelo território do que em 2016. No ano passado a região administrativa de Campinas concentrou 42% dos projetos, seguida pela da capital que concentrou 31%. Em 2017, as regiões da capital e de Bauru ficaram empatados, com 28% dos projetos cada. Campinas aparece em terceiro lugar, com 22% dos projetos.

Confira os dados nos gráficos abaixo. É possível perceber também o quanto que, em 2017, mais regiões do Estado de São Paulo apareceram nos investimentos anunciados da Investe São Paulo:

Expectativas
Para 2018, a expectativa da Investe São Paulo é continuar no esforço de expandir os serviços da agência para todo o Estado de São Paulo. “Estamos aperfeiçoando nosso mecanismo de contato com as equipes municipais, já que o apoio das prefeituras é fundamental para que mais empresas saibam do apoio que oferecemos”, comenta Álvaro Sávio, diretor administrativo-financeiro da agência.

Ele lembra que 2017 também foi o ano em que a Agência consolidou a primeira fase do trabalho realizado como núcleo operacional do Peiex – Programa de Qualificação para a Exportação em parceria com a Apex-Brasil. Das 131 empresas atendidas, 110 responderam à pesquisa de satisfação realizada. Um total de 88 delas – cerca de 80% - consideraram-se muito satisfeitas ou satisfeitas com o atendimento recebido.

Também foi nesse ano que foi realizada a segunda edição do SP Conecta, que trouxe dezenas de entidades do ecossistema paulista de apoio à inovação para ficarem à disposição de startups dentro do Parque Tecnológico do Estado, onde está sediada a Agência.

“Em 2018 vamos ressaltar ainda mais o papel da Investe São Paulo como ponte de conexão entre as tantas instituições que colaboram para o promover desenvolvimento tecnológico e inovação em todo o Estado. E isso vai começar pelo próprio Parque, que está se tornando cada vez mais um ponto importante de conexão”, afirma Álvaro Sávio, diretor de Finanças e Administração da Investe São Paulo. Ele é responsável por um projeto de tornar o Parque Tecnológico do Estado mais ativo na recepção de eventos relacionados ao tema de startups.

Tanto na visão dele quanto na de Sérgio Costa, que atualmente coordenam toda a equipe da Agência, o ano de 2018 será de continuidade e crescimento para a Investe São Paulo.

Em café da manhã com os consulados paulistas nesta quarta-feira, 14 de dezembro, o Governador Geraldo Alckmin e o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação ratificaram o papel da instituição na atração dos investimentos estrangeiros para o Estado.

Sobre a Investe SP
A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.

Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Código de segurança
Atualizar