Brasil, 26 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Em abril, 37% dos paulistanos declararam possuir reserva financeira, o menor patamar desde maio de 2017

Em abril, 37% dos paulistanos declararam possuir reserva financeira, o menor patamar desde maio de 2017

Segundo a FecomercioSP, a queda no índice de segurança de crédito foi mais acentuada entre os endividados, de 12,2%

A parcela de paulistanos que declararam ter a intenção de comprar um produto com pagamento parcelado ou financiado nos próximos três meses caiu em abril, passando de 21,5% em março para 19,2% no mês atual. Com isso, o Índice de Intenção de Financiamento, que havia subido 10% entre janeiro e março, atingindo 44 pontos, agora volta ao patamar de 39,1 pontos, retração mensal de 11%. É o que aponta a Pesquisa de Risco e Intenção e Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Índice de Segurança de Crédito, que mede a capacidade de pagamento de dívidas com base na posse de reservas financeiras, também se deteriorou de maneira generalizada. O Índice Geral caiu 7,3%, ao passar de 80,4 pontos em março para 74,5 pontos em abril, o que significa que 37% dos paulistanos declararam ter algum tipo de reserva, o menor patamar desde maio do ano passado. Em relação a abril de 2017, o indicador recuou 9,1%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a queda na segurança de crédito foi mais acentuada entre os endividados, de 12,2%, ao passar de 62,6 pontos em março para 55 pontos em abril. No comparativo anual, o recuo foi de 15,3%. O índice dos não endividados também caiu (-5,7%), passando de 101,6 para 95,9 pontos nesse mesmo período. Em relação a abril do ano passado, houve retração de 6,2%.

Segundo a Entidade, com a melhora na situação do emprego, esperava-se um quadro um pouco melhor em relação aos índices de intenção de financiamento e de segurança de crédito. A expectativa da Federação é que os resultados apurados em abril sejam apenas o reflexo de um desânimo momentâneo do consumidor, e não uma reversão de tendência.

Aplicação
Em abril, 56,5% dos paulistanos escolheram a poupança como modalidade de investimento, queda de 2,4 pontos porcentuais (p.p.). em relação a março e 3,3 p.p. inferior ao mesmo período do ano passado. Apesar de ainda ser a aplicação favorita, atingiu o menor patamar da série histórica, iniciada em junho de 2012.

As aplicações em renda fixa seguem em segundo lugar na preferência dos entrevistados, com 21,9%. A previdência privada, na esteira do tema do momento que é a Reforma da Previdência, tende a ser outra boa opção e, neste mês especificamente, subiu 3,1 pontos porcentuais, atingindo 9,9% e se recuperando da queda verificada em março.

A FecomercioSP enfatiza que essa é uma boa notícia, pois durante muitos anos o brasileiro, principalmente aqueles de rendas baixa e média, basicamente só via a poupança como opção. Segundo a Federação, o horizonte de possibilidades está crescendo, o que é positivo e se consolidará se houver manutenção das políticas econômicas tradicionais.

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 143 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro –, gerando em torno de 10 milhões de empregos.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::