Brasil, 26 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Tributos pagos pelos brasileiros somam R$ 700 bilhões neste domingo (15), segundo Impostômetro da ACSP

Localizado no centro de SP, o painel registrará a cifra ao meio-dia; marca é alcançada nove dias antes do que em 2017

O total de tributos pagos pelos contribuintes brasileiros está prestes a somar R$ 700 bilhões. O valor será apontado pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ao meio-dia deste domingo (15/4), com nove dias de antecedência em relação ao ano passado, indicando que os cofres públicos estão arrecadando mais em 2018.

“O aumento da arrecadação decorre principalmente do aquecimento da atividade econômica, especialmente do setor comercial ― que tem apresentado recuperação ― e industrial, com destaque para o segmento de veículos, que é pagador de alta carga tributária”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Outro ponto a considerar, segundo Burti, é a elevação de preço de alguns produtos, como os combustíveis, resultando em crescimento do valor arrecadado, já que os impostos estão calculados sobre o preço final.
“De modo geral, o resultado mostrado pelo Impostômetro é positivo porque revela que a recuperação da economia continua, embora em ritmo moderado. Cabe ao governo controlar os gastos públicos e resistir à tentação de aumentar impostos, mesmo com o objetivo de fazer uma simplificação tributária”, recomenda Burti.

O painel

O Impostômetro foi implantado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Código de segurança
Atualizar