Brasil, 26 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Inadimplência permanece estável em Sorocaba, aponta dados da Associação Comercial

A ampliação na concessão de crédito aos consumidores no fim do ano passado apresentou pequeno reflexo no aumento da inadimplência no mês de fevereiro, segundo o banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, que contempla as negativações dos seus associados. O número de registros de dívidas subiu de 154.797 para 154.899, alta irrisória de 0,6%.

Já o valor total da dívida alterou de R$ 70.252.858,28 para R$ 70.611.240,52 – alta de R$ 358.382,00. A quantidade de CPFs negativados subiu de 73.345 para 74.800, variação de 1,98%.

Para o economista da Associação Comercial, Rafael Muscari, a pequena elevação não é motivo de preocupação, já que os números refletem a alta do consumo nos meses de novembro e dezembro de 2017. “O início do ano é marcado pelo pagamento de impostos, e os reflexos das compras realizadas no Natal. Alguns consumidores que não se planejam, acabam deixando suas contas de lado, priorizam os impostos e, com isso, ocorre a alta na inadimplência, que pode prosseguir nos meses seguintes”, explica.

O presidente da Associação Comercial, José Alberto Cépil, destaca que é natural que haja um aumento na inadimplência. “Os números confirmam que o problema é pontual. A mudança na Lei do AR, que levou alguns comerciantes a voltar a negativar pequenos débitos, também contribuiu para o resultado. O importante é que há crescimento gradativo do emprego, queda da inflação e taxa de juros. A economia sinaliza estar se estabilizando”, analisa.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

Código de segurança
Atualizar