Brasil, 26 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Um total de 485 MHz de espectro radioelétrico para o serviço móvel foi outorgado na América Latina durante 2017; reguladores esperam entregar 1.856 MHz em 2018

A América Latina em 2017 começou com a promessa de entregar um total de 1.481 MHz de espectro para todas as operadoras móveis de doze países que haviam anunciado processos para este fim na região. Lentidão na entrega de espectro radioelétrico pode atrasar a inovação para abrir a possibilidade de que não haja suficiente para o desenvolvimento de novas tecnologias.

A entrega de 485 MHz – 33% do objetivo de 1.481 MHz para 2017 – ressalta os atrasos que historicamente têm experimentado a América Latina na outorga de espectro radioelétrico para o serviço móvel. Nos último 20 anos, a região tem se caracterizado pela lentidão dos processos para alocar espectro radioelétrico limpo de interferências para que possa ser utilizado de forma imediata para a comercialização de serviço móvel.

A 5G Americas adverte que a evolução tecnológica da banda larga móvel, em conjunto com o crescimento exponencial de tráfego por redes sem fio, torna necessário contar com maior quantidade de espectro radioelétrico em cada um dos mercados da região. Não contar com espectro suficiente implica desacelerar o potencial da inovação tecnológica, atrasar o uso de novas aplicações avançadas e reduzir o mercado potencial para o desenvolvimento de soluções voltadas a atender necessidades locais.

O aumento em 485 MHz de espectro durante 2017 foi resultado de quatro leilões e a realocação de uma frequência para o fornecimento de serviços móveis, conforme apontado abaixo:

A 5G Americas estima que para 2018, as autoridades de governo da América Latina prometeram a alocação agregada de 1.856 MHz de espectro, dos quais já foram entregues 70 MHz no Paraguai. O cumprimento desta promessa reduziria a exclusão existente entre o espectro alocado na região para serviço móvel e a recomendação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) de 1.960 MHz por mercado para 2020.

*Os reguladores destes países não fizeram um anuncio formal sobre a capacidade total de leilão. A quantidade reflete uma estimativa da 5G Americas fundamentada em processos recentes de leilão e a tendência atual das bandas. A quantidade final está sujeita a mudanças pelas autoridades nacionais.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Entel, Ericsson, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Sprint, T-Mobile US, Inc. and Telefónica.

Código de segurança
Atualizar