Brasil, 12 de Dezembro de 2017

TIM fecha parceria com o Departamento de Informática da PUC-Rio

Acordo de cooperação e intercâmbio científico foi anunciado durante o ECOA PUC-Rio, evento que debateu os desafios e oportunidades acerca da tecnologia Blockchain

A TIM fechou uma parceria com o Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) para um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e a Universidade. O acordo faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações para debater assuntos relacionados às tecnologias exponenciais, além da oportunidade de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções.

“Além do investimento contínuo na melhor rede 4G do país que potencializa novas tecnologias e aplicações, o nosso objetivo é a busca contínua por soluções que possam impactar positivamente a sociedade, seja a vida das pessoas, empresas públicas e privadas. A PUC-Rio é uma das instituições que mais investem nessa troca de conhecimento entre empresas privadas e o meio acadêmico, e por isso tornou-se o parceiro ideal para o nosso programa de Open Innovation”, afirma Luis Minoru Shibata, Vice-presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil.

A parceria foi anunciada oficialmente ontem, 06/12, durante o “ECOA PUCRIO: Blockchain”, evento realizado em parceria entre a TIM e a universidade que promoveu discussões sobre a tecnologia por trás do bitcoin, a moeda digital que está revolucionando o mundo dos negócios. Os vídeos gravados durante o evento ficarão disponíveis em breve na página do projeto: www.facebook.com/ecoapucrio.

“A proposta é o Departamento de Informática apoiar a disseminação do conhecimento no que há de mais inovador em termos de tecnologia, posicionando a PUC-Rio como referência na oferta de programas de inovação tecnológica. Pretendemos desenvolver ações educacionais que ecoem de forma exponencial na sociedade. O programa Open Innovation da TIM está alinhado com este valor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio e, como nós, busca oferecer as melhores opções de atualização em uma área que não para nunca de trazer o futuro para o nosso dia a dia”, reforça Gustavo Robichez, Coordenador de Desenvolvimento do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.

Open Innovation na TIM

O programa de Open Innovation da operadora tem o objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas, startups e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. A iniciativa visa aprender e explorar essas tecnologias em conjunto com parceiros de negócios da operadora, acompanhando continuamente a evolução das tecnologias exponenciais que criam uma sociedade melhor. A TIM é protagonista no ecossistema de inovação brasileiro e sua atuação tem sido reconhecida em premiações como o Anuário Tele.Síntese de Inovação, que reconheceu o case "Mapa de deslocamento de massa em tempo real", em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, como o projeto mais inovador do mercado brasileiro de comunicações e internet, e o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, no qual a TIM saltou de 122ª colocada para a 49ª.

Em 2017, a TIM movimentou mais 90 startups de todas as regiões do país, desenvolvendo projetos nas áreas de Big Data e Analytics, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Fintechs, Agritechs, Mobile Video e Transformação Digital. Com o apoio de parceiros como a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em Florianópolis, e o Cubo, espaço de co-working idealizado pelo Itaú em São Paulo, o objetivo da TIM é que empreendedores, fornecedores, empresas de tecnologias, provedores e desenvolvedores de conteúdo e Centros de Inovação reconheçam na operadora um parceiro ideal para o desenvolvimento de produtos, serviços ou novos modelos de negócio com base tecnológica.

Sobre a TIM

A TIM tem como missão conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira. Tendo como base o Plano de Investimentos, focado nos pilares infraestrutura de rede, oferta e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos do mercado. A operadora é líder disparada na cobertura da tecnologia 4G no país. A TIM é referência em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a empresa do setor há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre o CTC/PUC-Rio

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) agrega os cursos de graduação e pós-graduação da área de exatas da Universidade, incluindo dez cursos de Engenharia (de Petróleo, de Controle & Automação, de Produção, de Computação, de Engenharia Química, de Materiais e Nanotecnologia, Elétrica, Civil, Mecânica e Ambiental), dois de Informática (Sistemas de Informação e Ciências da Computação) e também os bacharelados em Matemática, Física e Química. O CTC/PUC-Rio tem hoje cerca de 4,5 mil alunos (sendo aproximadamente 10% de estrangeiros), infraestrutura e tecnologia de ponta em mais de 115 laboratórios e um ensino reconhecido pelo MEC como um dos cinco melhores do país. Dentro da PUC-Rio, o CTC responde por 30% dos alunos de toda a Universidade e forma anualmente, em média, 220 mestres, 75 doutores e outros cerca de 370 engenheiros e bacharéis em Ciências nos 15 cursos que oferece. São cerca de 300 professores, 180 com tempo integral, que interagem com seus alunos de graduação e pós-graduação nas pesquisas científicas que, na maior parte das vezes, rendem artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. A excelência do ensino no Centro contribui para inserir a PUC-Rio entre os mais conceituados rankings internacionais de educação: Times Higher Education World University Rankings 2018, Times Higher Education Latin America University Rankings 2018, UI GreenMetric World University, QS World University Rankings e QS Latin American Rankings.

Código de segurança
Atualizar