Brasil, 20 de Novembro de 2017

Sistema MBR da Veolia elimina necessidade de clarificadores e filtros finais no tratamento de efluentes

• Escrito por  Bárbara Capolete
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Tecnologia economiza até 40% de energia de aeração da membrana

O Biosep® é o sistema de biorreator de membranas (MBR) da Veolia Water Technologies que melhora e simplifica os processos convencionais de lodos ativados e elimina a necessidade de uso de clarificadores e filtros de polimento. A barreira física pela membrana filtrante garante uma operação estável, consistente e produz um efluente de alta qualidade. O sistema pode ser projetado para realizar a remoção de matéria orgânica (DBO/DQO), sólidos em suspensão (SST), além de promover etapas de nitrificação/desnitrificação com a possibilidade de remoção de fósforo do efluente tratado.

O funcionamento do Biosep® MBR consiste em dois componentes fundamentais: o tratamento biológico e o de processo de separação da membrana. O processo biológico é extremamente flexível e pode ser adaptado em qualquer configuração de lodo ativado para atingir os objetivos de tratamento específicos. Para proporcionar a separação efetiva entre o efluente e os sólidos biológicos, a tecnologia usa membranas especificamente selecionadas que atendem às necessidades e oferecem maior valor para a aplicação.

A integração adequada desses dois componentes primários é fundamental para o sucesso de qualquer sistema MBR. Os resultados e benefícios de sua aplicação são soluções de processos de tratamento de efluentes industriais e municipais robustos, consistentes, e contam com toda a experiência mundial da Veolia na operação do sistema MBR.

Equipado com uma tecnologia de membrana avançada, o Biosep® MBR pode ser aplicado em estações de tratamento de águas residuais em grandes escalas, tanto no mercado industrial quanto no municipal. Módulos individuais de membranas são combinados em cassetes de membranas, onde o permeado final pode ser coletado em um único ponto. A membrana utilizada no sistema permite minimizar a pegada de carbono em até 50% e economiza a energia de aeração da membrana em até 40%.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 163 000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2016, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 61 milhões, produziu 54 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) realizou em 2016 um faturamento consolidado de 24,39 bilhões de euros. www.veolia.com.

Código de segurança
Atualizar