Brasil, 17 de Outubro de 2017

Entenda o que são potência, tensão e corrente elétrica

• Escrito por  Tramontina Eletrik
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Neste Dia do Eletricista, a Tramontina homenageia seus importantes parceiros apresentando alguns dos termos que fazem parte do dia a dia desses profissionais

Tradicional fabricante de uma ampla linha de materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial, a Tramontina sempre teve o eletricista como parceiro. Este ano, a Tramontina parabeniza esses profissionais pelo Dia do Eletricista, comemorado no dia 17 de outubro, falando sobre alguns temas tão comuns ao dia a dia dos eletricistas, mas que tantas dúvidas levantam entre profissionais e consumidores. Afinal, o que significam potência, tensão e corrente elétrica e quais os seus efeitos práticos? Além disso, conhecer alguns aspectos envolvidos nos sistemas elétricos pode evitar aquisições de produtos incorretos ou mesmo acidentes. Confira:

Potência elétrica
Um dos fatores mais importantes na escolha de um produto elétrico, como aspirador de pó, chuveiro ou lâmpada, é a potência elétrica, medida em Watt (W), pois é ela que determina a força do motor do aparelho. Isso significa que quanto maior a potência, mais rápido, mais quente ou frio torna-se o aparelho, ou maior é a luminosidade de uma lâmpada. No entanto, o consumo de energia eleva-se proporcionalmente. Aparelhos com maior potência consomem mais, independentemente se tiverem tensão 127V ou 220V.

Tensão elétrica
Outra medida muito comum é a tensão elétrica – ou voltagem –, cuja unidade é Volt (V). É sempre necessário verificar qual a tensão do aparelho/produto e da tomada onde o mesmo será ligado. Em geral, as tensões residenciais são 127V e 220V. Por isso, quando um aparelho fabricado para receber 127V é ligado numa tomada 220V, ele recebe mais energia do que suporta, e pode ser danificado. Quando ocorre o contrário, um equipamento de 220V ligado numa tomada de 127V, ele é subutilizado.

Ao contrário que se pensa, ambas as tensões têm o mesmo desempenho, consumo de energia e grau de periculosidade. A única diferença entre as tensões está relacionada ao dimensionamento dos componentes da instalação elétrica: circuitos de 220V utilizam fios e cabos com seção nominal (bitola) menor em relação aos de 110V (ou 127V), em função da corrente elétrica, que é maior em instalações de 110V.

Corrente elétrica
Corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas positivas e negativas através de um condutor. A corrente elétrica pode ser contínua, gerada por pilhas e baterias, ou alternada, gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas.

É a corrente elétrica que provoca choques quando passa pelo corpo humano, podendo matar. Por isso, fique atento ao fio ou cabo utilizado, que precisa ser compatível com a corrente que passa por ele. Se o diâmetro for muito fino, pode não suportar o calor gerado e provocar curto-circuito. Quanto mais elevada a corrente, mais grosso precisa ser o cabo. Num chuveiro com 4.500W de potência instalado num circuito de 127V, por exemplo, utiliza-se um condutor de 6mm², enquanto que o mesmo equipamento em 220V utiliza um de 4mm².

Tramontina, o prazer de fazer bonito
A Tramontina acredita que tudo o que é feito com carinho é especial. Por isso, gosta tanto do bem-estar que as pessoas sentem quando preparam algo com as próprias mãos, quando a receita dá certo, quando veem o jardim florido ou a bicicleta do filho consertada. Essa filosofia nasceu há mais de 100 anos com Valentin Tramontina em sua pequena ferraria. Ainda hoje é mantida pela empresa, honrando os valores pelos quais foi criada e estimulando seus 7 mil funcionários para que os consumidores tenham um mix de mais de 18 mil itens entre utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis. A Tramontina tem, nos Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, um valioso suporte. Os parceiros de mercado também podem contar com cinco centros de logística e cinco escritórios regionais de vendas no Brasil para satisfazer, com agilidade, os seus clientes. Além disso, uma atuação sustentável faz com que a Tramontina faça bonito também em suas comunidades e no cuidado com o meio ambiente, valores que acompanham a marca no Brasil e nos diferentes continentes onde está presente com 11 unidades internacionais. Hoje, a Tramontina exporta para mais de 120 países. Tudo isso nos motiva. Um prazer estampado com orgulho no que a gente faz. Que nos faz criar, fazendo a diferença para a marca e seus consumidores. Esse é o nosso prazer de fazer bonito.

Saiba por que a Eletrik faz bonito
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas em materiais elétricos para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.000 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.

Código de segurança
Atualizar