Brasil, 23 de Outubro de 2017

Dell Technologies anuncia investimento de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de ecossistemas de IoT

• Escrito por  Monica Nascimento
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

- Inteligência Artificial (IA) e tecnologia de aprendizado de máquina vão trabalhar em conjunto com a infraestrutura de IoT para entregar sistemas mais inteligentes e preditivos

- Empresa contará com divisão específica para a área de IoT para desenvolvimento de produtos e serviços, a partir das soluções das empresas que compõem a Dell Technologies
- Investimento em novos produtos, laboratórios e programas de parcerias vão acelerar a implementação de projetos de IoT pelos clientes

A Dell Technologies – uma família única de negócios que fornece a infraestrutura essencial para as organizações construírem o futuro digital, transformarem a TI e protegerem as informações – anunciou hoje a nova Divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT), que será liderada por Ray O’Farrell, CTO da VMware. A área será responsável por combinar tecnologias do amplo portfólio de serviços e soluções da Dell Tecnologies para oferecer soluções completas para os clientes. Além disso, empresa investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos em novos produtos, laboratórios e programs de parcerias para acelerar a implementaçao de projetos de IoT pelos clientes.

"A IoT está mudando a forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona”, explica Michael Dell, Chairman e CEO da Dell Technologies. "A Dell Technologies está liderando o caminho para nossos clientes com a distribuição de uma nova arquitetura de computação que reúne IoT e inteligência artificial em um ecossistema interdependente, que vai da borda ao núcleo, passando pela nuvem”, completa.

A nova visão e estratégia da Dell EMC para IoT reforçam a liderança e o comprometimento da empresa para ajudar os clientes a navegar no ambiente fragmentado de IoT, permitindo um aprendizado automático para aprimorar soluções inovadoras e práticas.

"A Dell Technologies identificou grandes oportunidades para expansão da IoT no mundo, dado o seu histórico no mercado de tecnologia de ponta", explicou Ray O'Farrell, gerente geral da divisão de IoT da Dell Technologies e CTO da VMware. "A divisão de IoT aproveitará a força em toda a família de negócios da Dell Technologies para garantir que oferecemos a solução certa - em combinação com o nosso vasto ecossistema de parceiros - para atender às necessidades dos clientes e ajudá-los a implantar sistemas IoT integrados com maior facilidade".

IoT, um novo modelo de computação distribuída

À medida que mais e mais clientes buscam transformar digitalmente seus negócios, um novo modelo de computação está emergindo. Nos últimos 15 anos, a indústria de TI viu o aumento da Cloud Computing, um modelo altamente centralizado para a entrega de serviços de tecnologia. O atual momento, em que cada equipamento, de telefones, carros, monitores cardíacos e até plataformas de petróleo se tornaram dispositivos conectados e inteligentes, surge uma nova demanda por núcleos de processamento distribuídos, focados no processamento de informações em tempo real e que simplesmente não pode esperar por uma resposta da infraestrutura de nuvem centralizada.

Atualmente, a Dell Technologies já fornece Edge Gateways, que pode ser protegido e gerenciado pelo VMware Pulse™ IoT Control Center™. Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram aprimorados para lotes de treinamento e aprendizado de máquina como parte do núcleo distribuído. Dell EMC Isilon e Elastic Cloud Storage fornecem armazenamento de arquivos e objetos para quantidades maciças de dados e permitem análises por meio do HDFS.

O Pivotal Cloud Foundry® (PCF) e o Pivotal Container Service® (PKS) fornecem uma plataforma ideal para desenvolver novos aplicativos de análise baseados em nuvem. O PCF Service da Virtustream fornece plataforma de gerenciamento para Pivotal Cloud Foundry Service, simplificando a implantação e a operação de cargas de trabalho criadas em nuvem de missão crítica no Virtustream Enterprise Cloud, enquanto o Virtustream Storage Cloud está disponível para armazenamento de objetos em nuvem off-premises. Finalmente, o Dell Boomi conecta rapidamente dados relevantes para melhorar a análise baseada em nuvem e a aprendizagem profunda.

As novas iniciativas de desenvolvimento de produtos incluem:

- Dell EMC 'Project Nautilus': software que permite a ingestão e consulta de fluxos de dados de gateways IoT em tempo real. Os dados podem posteriormente ser arquivados ou armazenamento de objetos para análises mais aprofundadas
- 'Project Fire': uma plataforma de hiperconvergência parte da família VMware Pulse de IoT que inclui gerenciamento simplificado, computação local, armazenamento e aplicações de IoT, como a análise em tempo real. O 'Project Fire' permite às empresas implementar casos de uso de IoT mais rápidos e contar com um software de infraestrutura consistente que vai da borda ao núcleo, passando pela nuvem;
- RSA 'Projeto IRIS': atualmente em desenvolvimento no RSA Labs, a Iris amplia a capacidade de análise de segurança para fornecer visibilidade e monitoramento de ameaças até a borda;
- As tecnologias disruptivas, como os aceleradores do processador, aumentarão a velocidade da análise mais próxima da borda. A colaboração com líderes da indústria como VMware, Intel e NVIDIA e o investimento de capital da Dell Technologies no Graphcore refletem oportunidades para otimizar servidores para inteligência artificial (AI), aprendizado de máquina e desempenho de aprendizagem profunda.
- Projeto 'Worldwide Herd': para realizar análises em dados geograficamente dispersos - cada vez mais importante para permitir uma aprendizagem profunda em conjuntos de dados que não podem ser movidos por motivos de tamanho, privacidade e preocupação regulatória.

Os clientes também podem visitar um dos novos laboratórios IoT da Dell Technologies. As novas iniciativas incluem: IoT Vision Workshop - identifica e prioriza casos de uso comercial de alto valor para dados IoT - essencialmente como e onde implantar as análises IoT que impulsionem o negócio e IoT Technology Advisory - desenvolve a arquitetura geral de IoT e o roteiro para implementação.

Além do foco principal em tecnologia e serviços, a estratégia da Dell Technologies é aumentar a presença em IoT a partir de um forte programa e ecossistema de parceiros. O premiado Programa de Parceiros de Soluções da IoT da Dell é composto por mais de 90 parceiros incluindo desde empresas como Intel, Microsoft e SAP até startups como Action Point, IMS Evolve, FogHorn e Zingbox. O programa agora apoiará parceiros em todos os negócios da Dell Technologies, permitindo uma colaboração facilitada e implementação de blueprints.

Um exemplo do trabalho de ecossistema de parceiro é o anúncio recente de que a VMware e a SAP estão colaborando para criar uma solução integrada para análises e aplicações verticais de IoT. A solução utiliza o VMware Pulse IoT Center, SAP Cloud Platform e o SAP Leonardo e foi projetado para ajudar os clientes a implementar processos de IoT com maior agilidade e facilidade para escalar conforme a necessidade.

A Dell Technologies continua com o compromisso de abertura e padronização no IoT participando de esforços como o EdgeX Foundry, o ICC (Industrial Internet Consortium) e o OpenFog Consortium. Sintetizado pelo código-fonte da Dell, a EdgeX Foundry é um projeto de código aberto neutro para o fornecedor que cria uma estrutura comum de interoperabilidade para facilitar um ecossistema para a computação de borda. Desde o lançamento em abril de 2017, a EdgeX Foundry ampliou para mais de 60 organizações membros. Recentemente, o projeto anunciou seu primeiro grande marco com o lançamento do código "Barcelona", bem como uma aliança com a IIC para colaborar em bancos de ensaios.

Investimentos no futuro da IoT através da Dell Technologies Capital

A Dell Technologies Capital, braço de risco da Dell Technologies, está em estreita colaboração com a nova divisão IoT, fornece informações e relacionamentos da indústria para apoiar sua agenda estratégica. A partir de seus investimentos em startups e empreendedores, a Dell Technologies Capital fornece um vínculo valioso para o ecossistema de inovação externo, acelerando efetivamente o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias e soluções de IoT, AI e ML. Entre as startups apresentadas pela Dell Technologies Capital, estão:

- Edico Genome, criador do primeiro processador do mundo projetado para analisar sequência de dados de próxima geração
- FogHorn Systems, um desenvolvedor líder de software de inteligência em dispositivos de borda para soluções de IoT
- Graphcore, um desenvolvedor de processadores de próxima geração otimizado para acelerar soluções de inteligência artificial
- Moogsoft, líder de mercado na aplicação da Inteligência Artificial para o IT Ops (AIOps)
- Zingbox, um desenvolvedor de soluções de segurança IoT para agregar confiabilidade à IoT

Sobre a Dell Technologies

A Dell Technologies é uma família única de empresas que oferece a infraestrutura essencial para que as organizações construam seu futuro digital, transformem a TI e protejam seu ativo mais importante: a informação. A empresa atende clientes de todos os tamanhos em 180 países, incluindo 98% das empresas da Fortune 500 e clientes individuais, oferecendo o portfólio mais abrangente e inovador do setor, incluindo borda, núcleo e nuvem.

Código de segurança
Atualizar