Brasil, 16 de Dezembro de 2017
A- A A+

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Projeto elétrico garante qualidade e bom funcionamento da instalação

  • Escrito por  Sheila Diez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Projeto elétrico garante qualidade e bom funcionamento da instalação

Quem acha que para fazer uma instalação elétrica basta apenas passar os cabos e ligar as tomadas e interruptores está redondamente enganado. Uma instalação para ser bem feita e correta deve nascer no papel, por meio de um projeto no qual serão considerados fatores específicos para cada necessidade. Sem um projeto elétrico corre-se o risco de o instalador fazer o que quiser e não cumprir como se deve as regras definidas na norma NBR 5410. E mais: é mandatório que o profissional tenha formação sólida no assunto para garantir uma instalação segura e sem desperdício, tanto no custo quanto na capacidade em fornecer a energia necessária sem haver perdas elétricas.

Portanto, para tirar o melhor proveito de uma instalação – e não ter sobressaltos –, a SIL Fios e Cabos Elétricos faz algumas importantes recomendações quanto a importância de se ter um projeto elétrico:

Projeto elétrico: deve definir todos os aspectos da instalação como, por exemplo, qual a seção nominal dos condutores elétricos de cada circuito; quais os valores nominais dos disjuntores utilizados; uso do dispositivo diferencial residual – DR. Também prevê a divisão da instalação em circuitos de tomadas de uso geral e de iluminação e a definição dos pontos de tomadas de uso específico, além de espaço para novos disjuntores na caixa de distribuição e em eletrodutos para futuras expansões;

Vantagens: em uma instalação elétrica executada a partir de um projeto, todos os circuitos funcionam corretamente e sem perdas. Caso haja sobrecarga devido ao uso, o disjuntor desarmará, sem que gere o risco de o circuito chegar a um curto. Em ambientes molhados, como cozinha, banheiro e área de serviço, o dispositivo diferencial residual – DR protegerá contra choques elétricos. E o melhor: a conta de energia elétrica será paga pelo consumido de fato, o que não acontece quando a instalação é mal feita ou antiga;

Riscos: além dos riscos com a segurança, não ter um projeto elétrico pode gerar um problema que durará a vida útil da instalação: a falta de capacidade de corrente dos circuitos e, em muitos casos, falta de circuitos elétricos necessários. Tal falha faz com que se tenha perda elétrica na instalação, gerando conta de energia mais alta e risco de curto-circuito. Já no caso de circuitos mais longos, há queda de tensão, levando a possíveis falhas de equipamentos ligados à rede;

Profissional: o projeto elétrico deve ser feito por um profissional habilitado e ter um responsável técnico para acompanhar a execução da obra. Em ambos os casos pode ser técnico ou engenheiro. Para o técnico há limitações, de acordo com o tipo de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, que varia de estado para estado, dependendo da atribuição da formação.

Perfil SIL
Somando mais de 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos elétricos até 1 KV (baixa tensão). É reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus clientes e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As mais importantes premiações do Brasil recebidas pela SIL nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos. Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m², localizado em Guarulhos (SP), possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. Atualmente, a SIL conta com 350 funcionários e 100 representantes em todo o País.

SIL Fios e Cabos Elétricos
Tela: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008
www.sil.com.br
www.facebook.com/silfiosecabos
www.youtube.com/user/silfiosecabos

 

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::