Brasil, 24 de Novembro de 2017

Grupo LM investe em tecnologia para aumentar produtividade, reduzir custos e gerar solução para clientes

• Escrito por  Cinthya Medeiros
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

As empresas têm investido fortemente na área de tecnologia, na busca pelo aumento da produtividade, redução de custos operacionais e uma maior integração com o consumidor. Segundo pesquisa da consultoria Gartner, especializada na área, investimentos em equipamentos, armazenamento de dados, softwares e consultoria em tecnologia de informação deverão crescer 19% neste ano com montante previsto em R$ 133 bilhões, o maior da década.

Atento à essa tendência, o Grupo LM, com sede na Bahia e atuação nacional, investiu, entre 2016 e 2017, cerca de R$ 2,6 milhões em 16 projetos envolvendo novas ferramentas e modernização dos sistemas de gestão utilizados atualmente. “As novidades têm o objetivo de criar soluções que facilitem as rotinas administrativas e proporcionem mais agilidade para os clientes das empresas LM Frotas e AuraBrasil, que integram o grupo” relata Armando Rocha, Coordenador de Tecnologia da Informação do Grupo LM.

Um dos destaques é o “app” LM Mobile, da LM Frotas, empresa que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas há quase 40 anos, sendo uma das maiores e mais especializadas do segmento no país, com uma frota de cerca de 20 mil veículos terceirizados. O aplicativo agiliza o agendamento de serviços de manutenção e amplia as possibilidades de atendimento aos usuários. Com o smartphone nas mãos, o usuário agenda serviços de manutenção, consulta o histórico dos veículos e atualiza o cadastro da empresa.

Estas possibilidades oferecem mais agilidade nos processos, uma vez que é realizado o contato direto com o fornecedor por meio do monitoramento da LM Frotas. Até então, estes serviços eram realizados apenas via Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia e atende cerca de 15 mil ligações por mês. O aplicativo já está disponível no sistema Android – que representa 80% da demanda e a expectativa é que em breve esteja disponível para o sistema iOS e sejam incorporadas outras informações, como consulta de multas dos carros e condições contratuais. “A ideia é possibilitar maior usabilidade e mobilidade para nossos clientes. Por isso, pensamos em desenvolver outros aplicativos, a exemplo de um voltado para vendas de veículos seminovos”, explica Ricardo Soeiro, diretor de Operações da LM Frotas.

Lançado recentemente, o aplicativo AuraBrasil busca auxiliar consultores no processo de locação de plataformas aéreas e também pode ser usado por clientes. Com o app, disponível para smartphones Android e iOS, é possível informar qual a necessidade do cliente e encontrar a máquina ideal para o serviço. Além disso, também é possível consultar o catálogo de máquinas do portfólio da AuraBrasil e suas especificações, solicitar orçamentos e ligar para o canal de atendimento 0800. “Esta é uma opção de consulta dos equipamentos que facilita a interação entre consultor de negócios e cliente, por ser uma plataforma portátil que apresenta imagens e informações técnicas”, declara Célio Gonçalves Junior, diretor comercial da AuraBrasil.

Também na AuraBrasil, outro sistema alinha procedimentos e rotinas de 18 colaboradores, distribuídos nas bases espalhadas pelo Brasil. Com a reimplantação do diretório remoto Field Link são centralizadas todas as informações sobre os clientes, contatos comerciais e mapeamentos de propostas. “A utilização nos garante um histórico de contato entre clientes e vendedores, trazendo uma visão geográfica e detalhada, o que nos permite qualificar o atendimento de cada consultor, facilitando a formatação de propostas e novas oportunidades de negócios”, ratifica Gonçalves. Contratos, processos comerciais e novos pedidos são digitalizados e arquivados gerando mais segurança nos dados, diminuindo a emissão de correspondências, o uso de papel e otimizando tempo.

Geolocalização - Outro investimento, voltado para promover a questão da mobilidade, é a utilização da ferramenta de geolocalização através do projeto L.U.P.A (Localize um Usado por Aqui), que já apresentou resultados satisfatórios no processo de desmobilização de frotas. Desenvolvido pela área de Logística da LM Frotas, a ferramenta cria mapas interativos e gerencia a troca de informações com o setor de Seminovos. Após a desmobilização, os carros são preparados para venda e podem ser localizados através da tecnologia e direcionados para compradores que estejam mais próximos.

A iniciativa proporciona o aumento da produtividade (eficiência hora/trabalho), fortalecimento da relação com o prestador de serviço e percepção territorial para prospecção de novos clientes. “Com o recurso da geolocalização, conseguimos desmobilizar cem veículos em uma semana. Com isso, economizamos 75% no tempo, pois antes, esse prazo era de até um mês. O importante é a satisfação do cliente, que elogiou a nossa operação”, acrescenta Gustavo Gomes, gerente de compras e logística da LM Frotas.

A inovação se tornou um tema prioritário para o Grupo LM. “Temos estimulado a proposição de ideias e projetos, investimentos em aprendizado para inovação, aproximação com Startups e a experimentação de negócios complementares. Em 2017, fizemos uma imersão no Vale do Silício, onde está sediado um dos principais ecossistemas de inovação, como forma de estender o olhar para o futuro”, destaca André Passos, diretor corporativo do Grupo LM.

Inserido num contexto mercadológico de grandes transformações sociais e comportamentais, as equipes do Grupo LM buscam a otimização das rotinas administrativas e processuais, melhorando a experiência dos seus clientes no contato com a prestação de serviços e revisitando seu modelo de negócio de forma habitual, preparando-se para as mudanças que os setores de mobilidade, de locação de equipamentos e de vendas automotivas impõem.

“Somos focados em resultados e também na sustentabilidade de nossos negócios. Comemoramos os resultados de cada ano, compreendendo que é decorrente de esforços realizados em momentos distintos e sempre questionamos o que plantamos para o futuro”, finaliza Passos.

Código de segurança
Atualizar