Brasil, 20 de Novembro de 2017

Samsung Ocean auxilia no desenvolvimento de aplicativo que ajuda alunos no estudo da genética humana

• Escrito por  Samsung
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Ideia desenvolvida na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promete facilitar o aprendizado de outros estudantes da instituição

O Samsung Ocean Manaus, centro que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel utilizando plataformas e ferramentas da Samsung, funcionou como laboratório para criação do aplicativo "Cariogame", que visa, de forma lúdica, auxiliar estudantes de Medicina, Odontologia e Enfermagem a estudarem a genética humana.

A ideia partiu dos estudantes Felipe Getúlio e Juliany Raiol, ambos de 20 anos, que fazem parte da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa vai integrar, a partir de novembro deste ano, a metodologia de ensino de 120 alunos dos três cursos.

O "Cariogame", resultado do trabalho de iniciação científica realizado em parceria entre a UEA e o Samsung Ocean, reproduz a montagem e análise de cariótipos - as formas de organização de cromossomos. Com essas simulações, o aluno pode analisar a existência ou não de uma mutação genética, como a Síndrome de Down.

"Esse novo aplicativo surge como mais um fruto do propósito do Samsung Ocean, que, em parceria com a UEA, vem apresentando excelentes resultados", explica Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina. "Ver alunos desenvolvendo ideias para outros estudantes é motivo de grande orgulho para eles mesmos, para nós e para os professores envolvidos em trabalhos desse tipo."

Samsung Ocean: fora da Coreia do Sul, só no Brasil

O Samsung Ocean é um centro que visa incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, utilizando plataformas e ferramentas da Samsung, bem como fomentar a criação de empresas de base tecnológica (startups). Além da Coreia do Sul, sede da empresa, o Brasil é o único país que conta com essa iniciativa.

Com duas unidades brasileiras, uma localizada dentro da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em Manaus, e outra abrigada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), mais de 1.700 eventos e treinamentos foram promovidos desde sua inauguração no país, beneficiando mais de 40 mil pessoas.

O Samsung Ocean é aberto a toda a comunidade e oferece uma série de atividades gratuitas. Os interessados em informações sobre cursos, treinamentos e eventos em geral podem baixar o novo aplicativo do Ocean, que já está disponível para Android, ou acessar o site www.oceanbrasil.com para ficar por dentro de tudo que acontece.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.

Código de segurança
Atualizar