Brasil, 24 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como o uso excessivo de celular e tablet pode gerar problemas posturais

  • Escrito por  Andresa Feijó
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Saiba como o uso excessivo de celular e tablet pode gerar problemas posturais

Com postura correta e devida orientação, males podem ser prevenidos

Estudo recente da revista científica Surgical Technology International demonstrou que problemas na coluna podem ser resultado da pressão exercida pela inclinação da cabeça em diversas situações, como, por exemplo, durante o uso de celular ou de tablet. Com o uso desses equipamentos tornando-se cada vez mais frequente, inclusive desde a infância, é preciso ter atenção para evitar danos mais graves, que podem gerar sequelas permanentes. Roberto Feres, coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano (Barra da Tijuca), informa como prevenir e tratar esses problemas.

O especialista explica que, na posição normal, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 e 5,5 quilos. À medida que há uma inclinação para baixo, o pescoço se torna a base de toda essa sustentação, o que sobrecarrega a estrutura vertebral. Se uma pessoa fica diariamente, por longos períodos, olhando para baixo ou mexendo no celular ou tablet, problemas de tensão e dor poderão surgir na região do pescoço. “Uma dica é utilizar esses aparelhos na altura dos olhos. Computadores de mesa ou notebooks também devem estar com suas telas posicionadas na altura do campo de visão. Nos idosos, que tendem a ter lesões degenerativas da coluna cervical, como artrose e hérnias de disco, o uso em demasia poderá precipitar ou agravar esses problemas”, informa Feres.

Para o tratamento, o médico observa que poderão ser recomendados, além de medicamentos, alguns exercícios para alongamento e fortalecimento da musculatura cervical (com acompanhamento de fisioterapeuta), bem como atividades de reeducação postural. “Nas situações mais críticas, em que há agravamento dos sintomas e a presença de dor, poderão ser recomendados a total imobilização e o repouso”, alerta.

Sobre a digitação, o médico observa que, se não houver uma pausa, poderão ocorrer lesões por esforço repetitivo – tendinopatias nas mãos e nos punhos, além de alterações degenerativas, como a artrose. “Por conta do avanço dos comunicadores, como Messenger e WhatsApp, e das redes sociais, essas doenças estão cada vez mais presentes nos consultórios”, afirma.

“Não há mais como negar que estar ‘conectado’, por meio de celulares ou tablets, já faz parte da rotina de grande parte das pessoas. O importante é usar os dispositivos com parcimônia e de forma controlada, evitando movimentos repetitivos e procurando auxílio especializado logo quando surgirem os primeiros sintomas”, finaliza Roberto Feres.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::