Brasil, 20 de Agosto de 2017

Affinion oferece ferramenta para proteção digital de dados

• Escrito por  Lucas Alves
  • Publicado em Info & Ti

ProtegeWeb é uma solução de monitoramento online muito utilizada por bancos, seguradoras e operadoras de telefonia, que oferecem o serviço como benefício a seus clientes

Com o uso crescente da internet, seja para estudar, trabalhar, fazer compras, usar o banco ou falar com amigos, vem também o aumento da desconfiança em relação à preservação dos dados compartilhados. Pensando em criar soluções viáveis para parceiras e clientes, a Affinion – empresa líder global especializada em soluções de engajamento – lançou o ProtegeWeb, que age como um guarda-costas online, monitorando informações pessoais (documentos, cartão de crédito, endereço, fone, conta corrente, etc.) disponíveis na web. O serviço é muito utilizado na Europa e Estados Unidos por bancos, seguradoras, varejo e operadoras de telefonia que oferecem a solução como benefício a seus Clientes.

Nos últimos anos, os ataques cibernéticos aumentaram 30% na América Latina, liderados pelo Brasil. No passado, bancos nacionais perderam quase R$ 2 bilhões por causa de delitos dessa natureza, segundo a Fenabran (Federação Nacional dos Bancos). Uma pesquisa da ACI Worldwide, publicada em 2016, destaca que 49% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude relacionada ao cartão de crédito nos últimos cinco anos. Dito isso, nada mais adequado do que prevenir contra possíveis contratempos digitais.

O ProtegeWeb e faz varreduras diárias na web, de todos os dados pessoais e financeiros que o Cliente quiser monitorar, em um ambiente totalmente seguro e criptografado que apenas o próprio cliente tem acesso. Esse acompanhamento é feito de uma maneira muito simples – o usuário faz o login, preenche a senha e digita os dados que quer monitorar. Em seguida, começa o monitoramento e, caso algum desses dados ou uma combinação deles for encontrada de maneira que indique qualquer risco de fraude, um alerta é enviado no painel de controle e por e-mail, apresentando detalhes do que foi localizado, local da notificação e nível de risco. A solução ainda dá dicas sobre como proceder para se manter seguro, prevenindo-se de fraudes no ambiente virtual.

Diferente de um antivírus que protege apenas a máquina ou de sistemas que avisam quando a fraude já ocorreu, o ProtegeWeb antecipa uma possível fraude. Trata-se de uma maneira fácil e eficiente de prevenir que dados do cliente não sejam utilizados indevidamente. A ferramenta vigia essas informações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos os signatários são informados sobre onde exatamente seus dados foram encontrados e as possíveis implicações, permitindo uma tratativa imediata. Por meio do módulo "Cofre Eletrônico", a solução armazena documentos e senhas, de modo a evitar mais transtornos em caso de perda ou roubo. O módulo "Navegação Segura" garante que haja compartilhamento de informações em transações online sem qualquer tipo de preocupação.

Infelizmente, algumas empresas ainda não avaliam o tamanho dos impactos em termos de reputação ou mesmo em todos custos envolvidos, caso um cliente despreparado sofra algum tipo de fraude cibernética. Muitas vezes, companhias acabam se esquecendo do primeiro passo: preparar os consumidores para o universo digital. A Affinion propõe uma ferramenta de engajamento de marca que pode atuar como uma grande parceira.