Brasil, 21 de Novembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Ferramenta STB-Scan inova no controle de qualidade da TV Digital

Até o final de 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) espera que mais de mil cidades já estejam com o sinal analógico de televisão desligado. Com a mudança, a verificação sobre o sinal digital deve ser ainda mais rigorosa e a tecnologia STB-Scan propõe auxiliar no controle da qualidade da transmissão e na medição das estatísticas de audiência da TV aberta em tempo real.

Há dez anos, o Brasil passa por transformações para fazer com que a cobertura do sinal digital chegue aos lares brasileiros. E, segundo Henrique Ferraz, analista de negócios da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), essa solução pode trazer mais aplicabilidade às empresas de telecomunicação, já que o projeto foi idealizado para apoiar o monitoramento remoto de sinais de TV digital e, assim, promover ajustes na transmissão. ‘‘Atualmente, a medição da qualidade do sinal ainda é realizada por meio de estações móveis. Com a chegada do STB-Scan, essa medição será a partir de equipamentos nacionais com custo reduzido’’, afirma.

A RNP e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são titulares da tecnologia, atualmente protegida no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tanto por programa de computador como pedido de patente. De acordo com Ferraz, o STB-Scan é capaz de emitir diagnóstico de instalação de TV nos lares brasileiros, além de gerar estatísticas de audiência, atuando ainda como um canal de comunicação com a emissora. Com a verificação do nível de sinal de TV digital, o monitoramento é capaz de identificar possíveis interferências de estações ilegais e verificar a qualidade de antenas em tempo real.

“O produto resultante dessa tecnologia está sendo desenvolvido pela Kasco P&D, empresa parceria da RNP e da Unicamp nesse projeto e licenciada para comercializá-lo no mercado. O equipamento deve ser lançado no Brasil ainda este ano’’, destacou Ferraz.

Desenvolvido para órgãos fiscalizadores, fabricantes de receptores, radiodifusores e telespectadores, as emissoras e provedores de TV digital e as agências reguladoras, por exemplo, poderão ter grande interesse no STB-Scan. De acordo com Ferraz, as possíveis adesões provam a importância do produto. Com a novidade, a RNP já soma no INPI o registro de 50 programas de computador, 27 marcas e um de topografia de circuito integrado, além de quatro contratos de licenciamento de tecnologia e três pedidos de patente.

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.522 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/.

Código de segurança
Atualizar