Brasil, 18 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Preços do e-commerce registram maior deflação desde agosto de 2013, aponta Índice FIPE Buscapé

  • Escrito por  Maria Domingues
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Deflação de 4,48% foi impulsionada, principalmente, pela categoria telefonia, com queda de 15,58%

Os preços do comércio eletrônico registraram deflação de 4,48% em maio, na comparação com o mesmo período de 2016, aponta o Índice FIPE Buscapé. Trata-se da maior queda registrada desde agosto de 2013 (-4,24%). Em relação a abril de 2017, os preços registraram queda de 1,16%.

A queda foi impulsionada, principalmente, pela categoria Telefonia, cujos preços recuaram 15,58% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Além das promoções do Dia das Mães, uma das datas mais importantes do calendário do varejo, também contribuíram para essa queda expressiva nos preços a queda acentuada nos preços gerais, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o dólar sob controle”, afirma o CEO do Buscapé, Sandoval Martins.

No mês passado, cinco dos dez grupos monitorados pelo índice, que totalizam 148 categorias de produtos, registraram deflação na comparação ante o mesmo período do ano anterior. São eles: telefonia (-15,58%), fotografia (-6,22%), eletrônicos (-4,13%), moda e acessórios (-3,34%) e informática (-3,20%). No sentido oposto, registraram inflação os produtos de cosméticos e perfumaria (1,83%), brinquedos e games (1,65%) e casa e decoração (1,14%).

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

Preços gerais

A inflação dos preços gerais, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 3,60% nos últimos 12 meses terminados em maio, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -7,8% em relação aos preços gerais da economia.

Sobre o índice FIPE Buscapé: O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::