Brasil, 11 de Dezembro de 2017

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta célula de Indústria 4.0 na FEIMAFE 2017

Estande exclusivo será palco de uma série de palestras, além de apresentar o setup de uma célula de manufatura industrial

A partir de amanhã até o dia 24 de junho o Instituto Mauá de Tecnologia estará presente na 16ª FEIMAFE com um estande de 55m². A ideia de participar do evento surgiu em decorrência do pioneirismo e da intensa atuação da instituição no âmbito da manufatura avançada e do apoio à competitividade para PMEs.

No espaço, a Mauá apresentará um setup de uma célula de manufatura industrial com a aplicação dos conceitos da manufatura avançada (Indústria 4.0), que será capaz de produzir um estojo com tampa personalizada, caneta e pen-drive, que serão entregues aos visitantes, em tempo real.

“Todo o funcionamento dos equipamentos da célula está alinhado aos conceitos de integração, inteligência e conectividade presentes na manufatura avançada”, afirma o Professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia e coordenador do projeto, Fernando Silveira Madani.

Para o prof. Madani, ter um estande na FEIMAFE é fundamental para a Mauá. “A oportunidade permite que a instituição divulgue suas ações voltadas ao setor e contribuir de maneira eficaz com a competitividade e o uso racional das tecnologias e recursos da industrial nacional”.

Tecnologia e educação lado a lado

Prezando por aproximar seus alunos do mercado de trabalho, o Instituto Mauá de Tecnologia utilizou a oportunidade de participar da FEIMAFE para inserir seus alunos no projeto. Toda a ação de integração da célula – desde sua concepção, até a apresentação e acompanhamento dos visitantes durante a feira – está sendo executada por uma equipe de 16 alunos e ex-alunos recém-formados, que, orientados por docentes, estão inseridos no Corpo Técnico, Monitores de Projeto e Estagiários.

Formação de competência em manufatura avançada

O Instituto Mauá de Tecnologia e seu Centro de Pesquisas, junto aos grupos de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica e Sistemas Produtivos Inteligentes, estão sempre em busca do desenvolvimento de diferentes ações para a formação de competência em manufatura avançada.

O foco destas ações está na aplicação de conceitos ao parque industrial nacional de micro, pequenas e médias indústrias e tem como intuito preparar profissionais, gerando e difundindo o conhecimento, além de assistir parceiros nesta área.

Confira abaixo toda a programação da Mauá na FEIMEFE no estande central:

Código de segurança
Atualizar