Brasil, 17 de Dezembro de 2017
A- A A+

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Estúdio Lampejo apresenta coleção BREVES BANDEIRAS no GUAJA e promove leilão virtual

  • Escrito por  Fabio Gomides
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Estúdio Lampejo apresenta coleção BREVES BANDEIRAS no GUAJA e promove leilão virtual

Assinada pelos designers Filipe Costa e João Emediato, a série foi criada com a proposta de investigar e resignificar a função das bandeiras na vida cotidiana. As peças estarão em exposição a partir do próximo dia 26 de junho. As obras ainda estarão participando de um leilão virtual, que será finalizado no dia 04 de julho.

No próximo dia 26 de junho o Estúdio Lampejo promove no GUAJA uma ação de lançamento da coleção BREVES BANDEIRAS, uma série de sete bandeiras autorais, criadas pelos designers Filipe Costa e João Emediato. Na ocasião também será aberto um leilão virtual das obras expostas, que seguirá até o dia 04 de julho. Os lances poderão ser realizados pelo site www.brevesbandeiras.com.br. O lance mínimo para a aquisição é de R$ 500 para cada bandeira e os participantes poderão receber por e-mail as atualizações do leilão.

O estúdio é reconhecido por seus projetos experimentais e sempre buscou conciliar as criações artísticas aos projetos que desenvolvem para os clientes. A série das bandeiras surge neste contexto como um trabalho autoral que utiliza de recursos gráficos para ganhar forma e sentido. A proposta da dupla com este trabalho é investigar e resignificar a função das bandeiras na vida cotidiana, através de um exercício de composição de formas, cores e símbolos. Provocados por bandeiras reais - de cidades, estados, nações e agremiações - e pelos princípios que orientam sua criação, os designers desenvolveram estandartes com textos que provavelmente não seriam encontrados em tais objetos. “A primeira coisa que fizemos foi criar e colecionar uma porção de palavras e frases que gostaríamos de colocar em uma bandeira, ou seja, dizeres que nunca estariam na bandeira de algum estado ou nação mas que nos pareciam enigmáticas e poéticas. Acho que a pergunta, em certo momento, era: o que seria possível afirmar hoje numa bandeira?”, comenta João.

Sobre a coleção BREVES BANDEIRAS

Partindo dos sentidos e da presença de tais objetos em nosso dia-a-dia – bandeiras de cidades, estados, nações, agremiações – os designers desenvolveram estandartes com frases e dizeres enigmáticos e poéticos - que normalmente não seriam encontrados em tais objetos. Na ocasião, o público presente será convidado a participar de um leilão virtual, podendo arrematar qualquer uma das obras expostas. “O trabalho é um convite pra imaginação e pra sensibilidade de cada um. Depois que começamos a desenvolvê-lo, começamos a notar cada vez mais as bandeiras que nos cercam e a estranhá-las muito, e isso é ótimo. Ver as coisas por outras perspectivas. Geralmente uma bandeira representa as paixões de um grupo de pessoas. Será curioso perceber se essas anti-bandeiras são capazes de representar paixões, provocá-las, ou não.”, comenta João.

O portfólio do Estúdio Lampejo inclui projetos de design gráfico, produção editorial e identidade visual, incluindo criação de embalagens, produtos e ilustrações, com forte atuação na área cultural. A exposição/leilão surge como uma possibilidade para a dupla de designers desenvolverem um projeto especial, para além dos trabalhos desenvolvidos regularmente no estúdio, como destaca João: “Já há algum tempo Filipe e eu tentamos conciliar projetos próprios com um caráter mais experimental aos projetos que desenvolvemos no estúdio. Pra gente é um jeito de manter a criatividade em exercício e ampliar nossas perspectivas como artistas gráficos”. A Dupla participou recentemente do 3º ING (Inspire Network Generate) Creative Festival, em Dubai, a convite da organização do evento. Na ocasião, eles promoveram o lançamento da primeira edição da revista This is Not a Portfolio, uma compilação de imagens reeditadas contendo projetos publicados e até mesmo alguns que foram reprovados. A dupla está se preparando atualmente para lançar a publicação no Brasil.

Outro desdobramento da participação do Estúdio Lampejo no festival foi a conexão com a Organização Waraq (www.waraq.org ), com sede em Beirute. Fundada em 2012, ela funciona como uma plataforma voltada para promover e conectar artistas da região árabe das áreas de design, animação, ilustração etc com outros profissionais do setor, possibilitando a troca de recursos e experiências. A parceria entre Estúdio Lampejo e a Organização Waraq está sendo desenvolvida com foco na realização de uma residência artística.

Desafiar regras e padrões é um dos pilares do Estúdio Lampejo em seu trabalho, buscando novas formas de comunicação visual para seus clientes, desenvolvendo projetos que sejam instigantes, relevantes e disruptivos: “No nosso ponto de vista, tanto no design quanto na arte, uma das principais regras é escolher quais regras devem ser quebradas e quais novas regras devem ser inventadas. Esse é um dos exercícios que tentamos manter vivos no Estúdio, independente de ser ou não arte o que fazemos.”, complementa João.

Sobre os designers:

Filipe Costa é graduado em Comunicação Social pela PUC Minas e técnico em design gráfico pelo SENAI/CECOTEG. À frente da marca Lampejo desde 2011, desenvolveu diversos projetos para clientes como o Grupo Galpão e seu centro cultural, o Galpão Cine Horto, Grupo de Teatro Invertido e Grupo Quatroloscinco de teatro. Em parceria com o ator e escritor Assis Benevenuto, criou o projeto gráfico do livro-objeto "Para-me Gritocão".

João Emediato é artista gráfico, ilustrador e ator, graduado em Comunicação Social pela PUC Minas e em Teatro pelo CEFAR - Fundação Clóvis Salgado. Já desenvolveu projetos de identidade visual, editoriais e embalagens para clientes como: Água de Cheiro, Vivo Arte.mov, TEIA Filmes, Tavinho Moura, UFMG, Corpo Cidadão, Cidade Eletronika, Revista Ragga, Red Bull Air Race Magazine e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Foi cocriador do LIO Coletivo, onde realizou o projeto de performances e intervenções urbanas “Antologia da Árvore” (2013). Dirigiu e atuou no espetáculo teatral “Anã Marrom”, vencedor do Prêmio Funarte Miryam Muniz de Teatro 2013. Ganhou também o 26º Prêmio da Musica Brasileira na categoria de projeto visual, além de integrar a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

:: Serviço ::

Abertura da exposição e do Leilão Virtual da coleção BREVES BANDEIRAS

Data: 26 de junho – segunda-feira

Horário: 19h30

Local: GUAJA (Avenida Afonso Pena, 2881 – Funcionários)

Exposição

Datas: de 26 de junho a 04 de julho

Horário de visitação: 09h às 0h

Local: GUAJA (Avenida Afonso Pena, 2881 – Funcionários)

Leilão Virtual

Das 20h do dia 26 de junho, às 20h do dia 04 de julho

Lances no site: www.brevesbandeiras.com.br

Estúdio Lampejo – www.estudiolampejo.com.br

Rua dos Carijós, 424 – Sala 2308 – Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais

(31) 2555 9968


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::