Brasil, 23 de Junho de 2017

Internet Industrial: você está preparado para a nova revolução?

• Escrito por  EDM Logos Comunicação Corporativa
  • Publicado em Info & Ti

Richard Richard

“Empresas que ignorarem o avanço da Internet Industrial não resistirão”.Essa frase emblemática resume a mensagem de Richard Soley, presidente do IIC, Industrial Internet Consortium, na I Conferência Internacional da ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial, que aconteceu em Joinville (SC), neste mês de maio.

Richard destacou que muitas das revoluções da tecnologia da informação mudaram a própria tecnologia da informação e que o avanço da Internet Industrial é um exemplo que transformará a manufatura, o sistema de saúde, de transporte, a agricultura, entre tantos outros segmentos.“Empresas que resistirem e que não se adequarem à nova realidade vão desaparecer. Isso é a realidade, não é pessimismo”, alerta.

Ele acrescenta que essa mudança atingirá diretamente as pessoase, por isso,elas precisam estar atentas, sepreparar e desenvolver novas expertises, agora.“O governo e as universidades devem se unir em busca da inovação e adaptar a educação do país para as novas necessidades”. Ele conclui que a Internet Industrial deve fazer parte da rotina escolar e, da mesma maneira,temas como a flexibilidade, pois uma das maiores qualidades do profissional do futuro é saber se adaptar às transformações.

O presidente do IIC enaltece a iniciativa do Brasil em se organizar para a criação da ABII, elaborar e colocar em prática projetos-pilotos em busca de soluções. Ele reforça a importância das empresas se associarem, pois concentrando esforços, o grande grupo reunirá tomadores de decisão e potencializará iniciativas, o que beneficiará a todos, semelhante ao que acontece no IIC, que reúne cerca de 300 empresas, de 54 países.

Conferência Internacional da ABII

A I Conferência Internacional da ABII aconteceu em Joinville (SC), nos dias 10 e 11 de maio. Reuniu mais de 90 profissionais, de 28 empresas,de diversos estados brasileiros e teve entre seus palestrantesuma das maiores autoridades globais da Internet Industrial – Richard Mark Soley.

Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Depois da Tempestade”, realizada pelo economista e apresentador do programa Manhattan Connection do canal GloboNews, Ricardo Amorim, e ao painel “O novo mundo da Internet Industrial”, que reuniu Richard Soley com Gilberto Peralta, Presidente da GE do Brasil.

Luciano Borges, diretor da ABII, destaca que eventos deste porte trazem tanto conhecimento que nos incentivam a persistir no caminho da evolução da ABII, para que com as forças concentradas e experiências que temos nos ajude a mover para o rápido desenvolvimento da Jornada Digital que todos, sem exceção, teremos que passar.

Para o vice-presidente da ABII, André Zanatta, a Conferência deixouclara a necessidade do investimento na formação de novas competências evalorizou o networking que o evento gerou. “Conhecemos profissionais e empresas engajadas com o fortalecimento da Internet Industrial no Brasil e realizamos dinâmicas onde no espírito da associação, que prima pelo desenvolvimento e a evolução de todos, foi fortalecido”, comemora.

José Rizzo, presidente da ABII, enaltece o fato de que o grupo conseguiu, em um curto espaço de tempo, dar relevância à associação, mobilizar empresas e profissionais, e até trazer Richard Soley, um dos “papas globais da internet industrial” para compartilhar seu conhecimento e experiências.

“Foi um grande passo dado pela ABII, marcante sob vários aspectos. Mostramos o quão relevante o tema é para as empresas e para o país, tivemos a dimensão do trabalho que ainda temos pela frente e já estamos pensando na segunda Conferência que, no ano que vem, apresentará um cenário bem diferente, com maior número de empresas, profissionais e avanços reais da Internet Industrial no Brasil”, conclui.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial, ABII, oficializada em agosto de 2016, em Joinville (SC), atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais e a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

A ABII foi inspirada no Industrial Internet Consortium – IIC, criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel, e do qual a Pollux Automation, de Joinville, e o Senai Santa Catarina são as duas empresas brasileiras presentes até o momento.

A Associação Brasileira de Internet Industrial é aberta e neutra com caráter colaborativo, focada em tecnologia e negócios, sem pretensão normativa, formada por grupos de trabalho e forças tarefa, sendo um fórum para compartilhamento de ideias, melhores práticas, lições e insights.

A programação de eventos da ABII para 2017 contempla quatro Encontros Nacionais. O primeiro deles foi realizado em março, em São Caetano do Sul (SP); em julho acontecerá o segundo, em Curitiba (PR); em setembro será no Rio de Janeiro (RJ) e, em dezembro, em Florianópolis (SC).

O funcionamento da entidade, com metodologia semelhante ao IIC, tem por base a formação de Grupos de Trabalho que definem ações e metas para tornar a Internet Industrial uma realidade no país. Na ABII, já foram ativados os

Grupos de Trabalho “Desenvolvimento de Negócios”, “Tecnologia” e “Marketing”, com integrantes indicados pelas empresas associadas.

Para o encontro de Curitiba, os outros trêsGrupos de Trabalho serão ativados; são eles: “Segurança”, “Educação e RH” e“Testbeds” (experimentos).

“Ao participar da ABII, as empresas brasileiras se mantém atualizadas das tendências, aplicações e desafios mundiais relacionados à internet das coisas. É muito importante que os empresários entendam e participem deste momento, para que possam se posicionar e definir suas estratégias para encarar essa revolução”, afirma o presidente Rizzo.