Brasil, 26 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

​Domínio doBig Data pode ser a chave para alcançar a satisfação de clientes

  • Escrito por  Gilberto Ribeiro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Tatiana Tatiana

Com a transformação digital (ID24), o cliente passou a ser o foco da estratégia das empresas. Dessa forma, nunca foi tão importante ter o máximo de informações para criar a melhor experiência para o consumidor. Por isso, aplicar o Big Data é a maneira mais eficiente de utilizar o imenso volume de dados disponíveis a seu favor.

Atualmente é fundamental ter registrado e acompanhar todo contato que o consumidor tem com a sua marca. Ligou para o serviço de relacionamento com o cliente? Ele precisa ser reconhecido imediatamente e o atendente deve ter seus dados e o histórico na ponta da língua. Se o consumidor não quiser falar com ninguém, ele também precisa ter a opção de resolver suas questões sozinho por meio de uma central de ajuda. O Big Data é a tecnologia que está por trás de toda essa eficiência.

A Staples,maior rede mundial de lojas para escritórios, aplicou essa estratégia e, com a ferramenta tecnológica ideal, já consegue se adequar às necessidades específicas de cada consumidor para o recebimento das encomendas, reduzindo ainda o custo logístico da operação. Já aMovile, líder em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel na América Latina, usa a tecnologia certa para que 99% de seus clientes consigam resolver suas dúvidas diretamente dentro do aplicativoPlayKids. Isso é foco no cliente!

Big Data - principais tendências

Está claro que a transformação digital vai comandar as tendências do Big Data e fazer parte da sua vida. E quando falamos de Big Data, há 5 pontos principais, que devem ser destacados:

Migração para nuvem - A migração dos dados para a nuvem (cloudcomputing) vai levar a transformação deles em ações práticas, porque dinamiza os processos, acelerando a adoção de novos recursos. Outro fator relevante para este movimento é a redução de custo com data center, podendo trabalhar com o modelo SaaS (Software as a Service). Com este formato, paga-se uma assinatura mensal, sem a necessidade de investir altos valores em ativos fixos da empresa que ainda conta com a expertise do seu fornecedor.

Uso do “Dark Data” - Como Dark Data, o Gartner define “ativos de dados que as empresas coletam, processam e armazenam durante suas atividades regulares, mas geralmente falham em utilizar”. Com o Big Data, as empresas poderão extrair valor do Dark Data, usando documentos, fotos, vídeos e outros registros que ficam armazenados pelos depósitos, mas que nunca são aproveitados. Essas informações podem ter valia para desenhar melhor o histórico de desempenho da empresa e seus produtos e também podem ajudar a identificar possíveis violações de marca registrada ou reivindicações de propriedade intelectual.

Regulamentação sobre privacidade - No Brasil há um projeto sobre proteção de dados ainda parado no Congresso Nacional,mas, de acordo com a publicação CIO, em outros países já está previsto um aumento nas regulamentações sobre privacidade, visando manter cada vez mais dados no país de origem. A Rússia já fez a primeira aplicação da lei de localização de dados e a China também já aprovou sua própria legislação nesse sentido.

Segurança da informação-O objetivo é que, com o Big Data, todos da empresa usem os mesmos dados e tenham uma “única versão da verdade”. No entanto, a criação ou revisão das políticas de permissões de acessos devem ser uma prioridade, bem como a implementação de tecnologia adequada. Isso é importante para monitorar e detectar o uso indevido dos dados como um usuário que, sem a devida autorização, copie, transfira ou recupere informações que não fazem parte de suas permissões de acesso.

Dispositivos conectados e Internet das Coisas (IoT) - Em breve será possível controlar quase qualquer dispositivo usando comandos de voz. Tecnologias como Alexa (da Amazon), Siri (da Apple) ou o Google Home vão ganhando maturidade e a convergência dessas aplicações inteligentes com dispositivos conectados (seja um carro ou uma geladeira) vai mudar a forma como o relacionamento com o cliente é gerenciado na empresa. Afinal, os dados gerados por esses dispositivos serão altamente relevantes para o seu negócio.

As decisões de negócio, cada vez mais, vão colocar o cliente no centro de tudo e trabalhar com as informações geradas por eles, via Big Data, é mandatório para a longevidade da empresa. Por isso, é crucial ficar atento às tendências e elev o relacionamento com o cliente da sua empresa para o próximo patamar.

Tatiana Piloto é Diretora de Vendas em Zendesk e falará mais sobre este e outros temas, ligados ao relacionamento com o cliente, na ZendeskPresents, conferência com os maiores nomes do mercado, que acontece no Hotel Unique, de 8h às 18h, do próximo dia 8 de junho.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::