Brasil, 23 de Novembro de 2017

Transformação digital auxiliando a integração de processos

• Escrito por  RMA Comunicação
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Garantir a integração de processos em meio à transformação digital é o que diversas empresas almejam alcançar, para isso, a mobilidade pode auxiliar a reinventar o modelo de negócio atual

Muito tem se falado de transformação digital. Que esta é a mais nova oportunidade para uma empresa alcançar a eficiência e se beneficiar de vez inovações da transformação digital em curso em todas as áreas do conhecimento humano. Mas afinal, o que determina de fato essa tal transformação?

A transformação digital não está apenas na adoção de novas tecnologias, está também em novas formas de fazer com que os negócios sejam mais eficientes e competitivos. Para isso, as tecnologias digitais devem estar presentes em toda a cadeia de valor do negócio para que assim o aumento da receita e da produtividade possam ser satisfatórios. Portanto, esta é uma abordagem de transformação de conhecimento, habilidades e atitude frente a um cenário inovador e muito promissor.

De acordo com o IDC, apenas na América Latina, 26% dos CIOs em empresas de grande porte começaram a trilhar o caminho "digital" em 2016. Para 2017, pesquisas do Instituto apontam que um em cada três CEOs das 3 mil maiores empresas da América Latina colocará a transformação digital como base de sua estratégia corporativa.

Dentro deste universo muitos caminhos estão sendo traçados, tais como a adoção de negócios conectados, plataformas inteligentes, mobilidade a fim de permitir acessos cada vez mais rápidos e fáceis entre as pessoas, empresas e os negócios por elas realizados. Isso nos leva a uma nova organização de um grande volume de dados, além da transformação de modelos de negócio, bem como a experiência dos clientes.

Para exemplificar como a transformação digital pode atuar dentro de uma empresa, destacamos a mobilidade como um fator primordial para o início dessas mudanças. É por meio dela que as companhias podem oferecer acesso ininterruptos, onde a comunicação e a troca de informações ocorrem de maneira constantes e o acesso aos dados podem acontecer em tempo real, sem deixar de lado a segurança de todo o tráfego dessas informações.

Para Paulo Theophilo Moreira, diretor de Marketing da Simpress, empresa especializada em outsourcing de impressão e gestão de documentos, a mobilidade já se tornou algo tão presente na vida das pessoas que muitos não imaginam como é viver sem essa tecnologia. Segundo ele, isso também trouxe impactos para o mundo corporativo e seus executivos.

“Hoje a mobilidade já está presente no novo modelo de negócios, seja na venda ou prestação de serviços. Isso exige que os CIOs das empresas estejam atentos às novidades e às possibilidades proporcionadas pelos smartphones ou como é chamado na Simpress: Serviços e Plataformas Multifuncionais Inteligentes, já que inúmeras aplicações podem ser inseridas no dia a dia de suas empresas. Dentro do ambiente do escritório, por exemplo, podemos olhar as oportunidades e definir como Smart Office o cenário aberto pela transformação digital”, destaca o executivo.

Uma dessas facilidades é o tráfego de arquivos e documentos no mundo digital, que já vem ocorrendo há algum tempo. Cada vez mais a área de TI cria mecanismos para que o acesso a eles aconteça de forma instantânea. Se aplicarmos tal facilidade a serviços de outsourcing de impressão e gestão de documentos, por exemplo, podemos perceber o quanto a mobilidade garante agilidade e processos mais assertivos.

Imagine uma empresa que precise se comunicar com suas diversas filiais espalhadas por diferentes cidades e estados de forma rápida, além de enviar documentos para serem assinados e pedidos para serem liberados. Com apenas uma impressora e um smartphone essa comunicação é possível quase que instantaneamente.

“A mobilidade possibilita ir além da simples digitalização de documentos. Documentos digitalizados em uma Plataforma Multifuncional Samsung pode abrir um fluxo automatizado de trabalho envolvendo aprovações, verificações transferência direta de dados e imagens para um ERP reduzindo o tempo e decisões.

Hoje já é possível utilizar o celular para enviar e receber documentos gerados por uma Plataforma Multifuncional Samsung, onde quer que a pessoa esteja por meio de sistemas embarcados na multifuncionais”, destaca Moreira. “A mesma facilidade também pode ser aplicada à manutenção das máquinas instaladas em uma empresa. Por meio de aplicativo disponível em um smartphone, um técnico capacitado pode realizar um diagnóstico completo em poucos minutos descobrir o que está ocorrendo, tudo acessado remotamente por ele”, explica. Isso é a transformação Digital presente na prestação de serviços da Simpress.

Mas para que a mobilidade seja de fato uma ferramenta de agilidade e assertividade dentro do processo de transformação digital, o CIO não deve estar de olho apenas no que há de novo no mercado. Zelar pelo correto funcionamento de seus aparelhos e atentar à integração dos sistemas também são práticas essenciais. Sem isso, a mobilidade nada mais é que apenas um conceito sem utilidade prática.

A partir dessa integração cria-se um ambiente novo para beneficiar processos. O que antes podia levar horas ou até mesmo dias para ser concluído, hoje pode ser resolvido em minutos. Neste cenário a mobilidade deixa de ser apenas comunicação instantânea e passa a ser inteligência, eficiência e otimização de custos e processos, além de ser um pilar importantíssimo para a entrada da corporação na era da transformação digital.

Sobre a Simpress

A Simpress é uma a empresa líder em outsourcing de impressão e gestão de documentos. Como subsidiária Samsung, oferece uma estrutura completa de equipamentos repletos de tecnologia, serviços e soluções para as diferentes necessidades das empresas que vão muito além da impressão.

Com mais de 100 mil equipamentos instalados por todo o país e com filiais presentes nas principais capitais brasileiras, somando 9 filiais, a empresa tem atuação voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas e conta rede de revendedores para o mercado SMB. Os produtos fabricados também chegam ao consumidor final e para pequenos escritórios (SOHO) por meio do varejo e distribuidores.

Código de segurança
Atualizar