Brasil, 23 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Treinamento de radiocomunicação do PAM é realizado na Bandeirantes

  • Escrito por  Hall da Notícia
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A Bandeirantes Logística Integrada recebeu o último treinamento realizado pelo Plano de Auxílio Mútuo do Porto de Santos, o PAM. O objetivo do simulado foi padronizar o sistema de radiocomunicação, melhorando o entendimento entre as empresas em caso de emergência. Os presentes enfatizaram a importância da comunicação, já que, se ela não for feita de forma correta e eficiente, vidas podem ser colocadas em risco.

Cada terminal membro do PAM enviou ao menos um representante. O sistema de rádio foi montado para os planos de emergência. Silvio Nabor, Coordenador de Brigada da Guarda Portuária e Coordenador de Comunicação do PAM de Santos, explica que o treinamento foi bom pois, enquanto uns funcionários aprenderam sobre o sistema, outros relembraram.

“O treinamento é muito válido para todos porque a comunicação é fundamental no PAM. É preciso haver uma padronização dos planos de emergência, saber como se comportar em qualquer ocorrência. Se a mensagem chegar mal colocada ou com qualquer ruído, isso pode colocar todos em risco. A pessoa que está no rádio tem que saber o que fazer para que na ocorrência real ela se saia da melhor maneira possível", explica.

Atualmente o Porto de Santos é dividido em sete áreas para que o auxílio de emergência seja mais operacional. "A Bandeirantes faz parte da área quatro. Em caso de sinistro, a coordenação, a guarda portuária e todas as empresas dessa área são acionadas", explica Marcos Adei, gerente SMA da Bandeirantes e Coordenador de Auditoria do PAM.

O treinamento foi dividido em parte prática e teórica. Na parte prática, todos aprenderam como funciona a comunicação via rádio: manuseio e como acionar os terminais em caso de sinistro. Adei explica que o treinamento foi realizado para que todos os terminais estejam na mesma sintonia caso haja qualquer ocorrência.

“O objetivo do treinamento é criar um padrão na comunicação e acelerar o sistema caso aconteça um sinistro, além de melhorar o atendimento, otimizar o manuseio do equipamento e auxiliar os terminais a proceder corretamente em ocorrências. A capacitação é fundamental por conta do acionamento. Precisamos ter mapeados os acessos e a comunicação, para que ela seja bem organizada”, afirma Adei.

Um exemplo da importância do PAM foi o episódio de um princípio de incêndio entre a Cooperçúcar e a Rumo Logística. Por coincidência, um mês antes um simulado havia sido feito naquela área. Justamente pelas equipes das brigadas estarem preparadas, foi rapidamente debelado e não atingiu os dois terminais que juntos tinham mais de 70 mil toneladas de açúcar.

"A gente percebe que em uma ocorrência duas coisas são fatores principais: a logística, chegar o quanto antes na ocorrência, e a comunicação. Foi feita essa reciclagem para todos os brigadistas do PAM do Porto para que a comunicação esteja afinada em uma situação de ocorrência real", lembra Evandro Lourenço, Coordenador Geral do PAM.

No dia 20 de Abril o PAM do Porto vai estar aberto à comunidade. A ideia é mostrar o que mudou desde o incidente na Ultracargo, quais treinamentos, ações e estruturas tem sido feitos. O evento será realizado na Codesp e pode ser acompanhado por qualquer morador da nossa região interessado em saber os detalhes da segurança do maior Porto da América Latina.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::