Brasil, 28 de Junho de 2017

Aumento nas vendas de smartphones e serviços para operadoras eleva o lucro da ZTE em 27,8%

• Escrito por  Maria Eugênia Lucci
  • Publicado em Info & Ti

A ZTE Corporation, líder global em soluções de telecomunicações e tecnologias de internet móvel para empresas e consumidores, registrou um aumento de 27,8% no lucro do primeiro trimestre, com o aumento nas vendas de smartphones e soluções de rede para operadoras.

O lucro líquido atribuível aos detentores de ações ordinárias da empresa saltou para RMB 1,21 bilhões (US$ 175 milhões) nos primeiros três meses, de acordo com o anúncio de resultados trimestrais divulgado essa semana. A receita do primeiro trimestre aumentou 17,8%, para 25,75 bilhões de iuanes (3.73 bilhões de dólares).

A inovação é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento dos negócios da ZTE. Os investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento representam quase 13% da receita trimestral da empresa.

A ZTE vem fortalecendo sua posição como líder global em pesquisa do 5G, à medida em que aumenta a parceria com as maiores operadoras do mundo com a nova solução Massive MIMO, baseada em FDD-LTE. Os produtos Pré 5G da ZTE já foram implementados em mais de 40 redes em 30 países.

A ZTE planeja iniciar implementações 5G pré-comerciais no terceiro trimestre de 2018, com disponibilização comercial completa a partir de 2019. As soluções de virtualização de rede da ZTE já foram implantadas em mais de 180 redes em todo o globo, e a empresa lançou este ano a primeira plataforma DevOps para operadoras do mundo.

Para soluções de redes fixas, a ZTE lidera a indústria com produtos inovadores na área de transmissão e transporte, prontos para o 5G, que integram IP e redes ópticas. Neste contexto, em fevereiro foi apresentada a solução 5G Flexhaul. A empresa se destaca como uma das líderes globais da indústria em produtos PON e produtos de acesso fixo, e ganhou 70% de participação de mercado em uma recente negociação com a China Mobile para o fornecimento de servidores de data centers.

No primeiro trimestre, a ZTE registrou um crescimento de mais de 25% em remessas de set-top-boxes, já que o negócio de Big Video continua a se fortalecer. A empresa também está ganhando participação de mercado nas soluções Rich Communications Suite (RCS) e Cloud Computing, pois a empresa é influente em inovações em computação em nuvem e inteligência artificial.

Na área de IoT, a ZTE lidera o mercado no desenvolvimento de serviços de banda estreita (NB-IoT) e foi o primeiro fornecedor a lançar um sistema de estacionamento inteligente pré-comercial baseado em NB-IoT, apoiado por inovações proprietárias em redes, chipsets e dispositivos. Os chipsets desenvolvidos pela ZTE apresentaram crescimento de 70% em volume de vendas no primeiro trimestre.

A ZTE é fabricante das linhas de smartphones AXON e Blade. Em fevereiro, a empresa lançou uma versão atualizada do AXON 7, seu primeiro dispositivo a suportar o Google Daydream, e assim oferecer experiências de realidade virtual impactantes aos consumidores. No Consumer Electronics Show, que aconteceu em Las Vegas em janeiro, a ZTE lançou o Blade V8, um novo smartphone que permite aos usuários tirar fotos Bokeh e suporta imagens em 3D.

A ZTE já é uma das principais fornecedoras de smartphones dos Estados Unidos, e fortaleceu suas parcerias com as principais operadoras da América do Norte e do Japão, oferecendo dispositivos inovadores e soluções de veículos conectados. A ZTE é também uma das principais parceiras em dispositivos da China Mobile e lidera o mercado no desenvolvimento de smartphones criptografados, para garantir mais segurança na troca de informações.

Nas áreas de governo e negócios corporativos, a ZTE está consolidando sua posição como um dos líderes mundiais em tecnologias para Smart Cities, com novos projetos nas principais cidades chinesas, e também em regiões da Europa Ocidental, incluindo Alemanha e França.

Futuramente a ZTE continuará a buscar novas oportunidades de crescimento, fortalecendo seu compromisso contínuo em pesquisa e desenvolvimento e na gestão rigorosa da operação. A ZTE também aprofundará sua colaboração com parceiros e clientes para construir ecossistemas saudáveis e sustentáveis, bem como relacionamentos mutuamente benéficos.

Sobre a ZTE

A ZTE é uma das líderes globais em telecomunicações e tecnologia da informação. Como parte da estratégia da ZTE para os mercados de tecnologia da informação e comunicação (M-ICT) móveis, a companhia é comprometida com a oferta de inovações integradas de ponta a ponta para entrega de valor e excelência aos seus consumidores, operadoras, empresas e setor público ao redor do mundo, com o objetivo de aumentar a conectividade e a produtividade. Fundada em 1985, a ZTE está listada tanto na bolsa de Hong Kong quanto na de Shenzhen. Em 2015, a ZTE alcançou um resultado de mais de ¥100 bilhões, com um aumento do lucro líquido de 21,8% para ¥3,21 bilhões, impulsionado pelas novas operações incluindo semicondutores e Internet das Coisas (IoT).