Brasil, 25 de Maio de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Internet das Coisas está cada vez mais perto

  • Escrito por  Maria Eugênia
  • Publicado no www.segs.com.br em Info & Ti
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Por José Renato Gonçalves, diretor de vendas da Orange Business Services

A Internet das coisas (IoT) está crescendo exponencialmente: cada vez mais dispositivos são conectados a redes, mudando o mundo ao nosso redor e nos mostrando que serviços, que anteriormente existiam apenas em nossa imaginação, já se tornam realidade.

De acordo com a empresa de análise de dados e IoT, Machina Research, o número total de conexões IoT crescerá para até 27 bilhões em 2025. A capacidade de transformar produtos do dia a dia em dispositivos inteligentes nos trará novos serviços e permitirá que as empresas criem novos fluxos de receita e acelerem a inovação.

A estimativa é que a venda de produtos com IoT chegue a três trilhões de dólares em 2025, de acordo com a pesquisa da Machina. Desse valor, 1,3 trilhão virá diretamente dos usuários finais sob a forma de receitas de conectividade e aplicativos. O restante virá de fontes relacionadas com a IoT, como integração de sistemas, desenvolvimento de aplicativos, hospedagem e monetização de dados.

Diferentes possibilidades de uso doméstico

A facilidade de utilização e instalação, juntamente com a conectividade ininterrupta são dois dos principais elementos que os consumidores exigem das soluções IoT. A Orange está trabalhando com duas empresas para atender a esses requisitos: A Chuango Security Technology Corporation, especializada em segurança e automação doméstica sem fio, e a Tractive, um serviço de rastreamento de animais de estimação por meio de dispositivos móveis. Ambas procuravam conectividade em tempo real e que funcionasse logo após a instalação, sem necessidade de configurações. Com a ajuda da Orange, os usuários simplesmente ativam o dispositivo em um portal da web, de forma rápida e fácil.

Na indústria automotiva

A utilização da IoT nos bastidores está mudando a cara da indústria automotiva, abrangendo tudo, desde a segurança ao gerenciamento de frota. Nesta frente, a Orange está trabalhando com duas startups em áreas diferentes. A Splitsecnd fornece assistência de emergência inteligente para veículos. No momento em que ocorre um acidente, o dispositivo da Splitsecnd, um plug-in portátil de detecção de colisão, pede ajuda em tempo real. Já a Konetik oferece uma solução de gerenciamento de frota plug-and-play, rastreando dados de tudo, desde o consumo de energia até o registro de tarefas.

Para projetar Cidades Inteligentes

Edifícios residenciais, comerciais e públicos utilizam cerca de 40% da energia global, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Além disso, os edifícios também oferecem um enorme potencial para alcançar reduções significativas de emissões nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A IoT pode ajudar a reduzir a energia que os edifícios consomem. A especialista em ar-condicionado japonês Daikin, desenvolveu a i-Net, uma solução IoT que permite às empresas monitorar o desempenho do aquecimento e do ar condicionado. A Orange instalou roteadores 3G para a Daikin, ligados a uma assinatura mensal para gerenciar a conexão com a Internet 3G. A solução transfere dados coletados pela iNet dos aparelhos de aquecimento ou ar condicionado para a caixa de entrada do cliente e para uma aplicação de análise dedicada. Esta rota fornece uma rede de Internet independente da própria rede do cliente. Os benefícios são conexões mais rápidas e mais fáceis e mais clientes, que antes haviam sido prevenidos sobre a segurança de sistemas de monitoramento que se conectavam em suas próprias redes.

A IoT está criando um novo mundo ao nosso redor. Ela tem o poder de melhorar a forma como a indústria opera e mudar a forma como lidamos com o nosso trabalho e tempo de lazer. Seu impacto será enorme - este é apenas o começo. A Orange Business Services já compartilha essa visão de futuro e atualmente gerencia mais de 12 milhões de objetos conectados no mundo.

José Renato de Mello Gonçalves

Gerente de Vendas Brasil da Orange Business Services

José Renato tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, trabalhando em grandes organizações.

Na Orange já foi gerente de contas sênior por 5 anos, administrando duas das principais contas brasileiras, além de ser responsável por desenvolver parcerias estratégicas.

Ao longo de sua carreira, José Renato implementou estratégias de crescimento de negócios em mercados corporativos ou por meio de desenvolvimento de canais. A combinação de seus conhecimentos em TI e Telecom com habilidades de liderança e relacionamento faz dele um especialista em Comunicação Unificada.

O gerente é formando em Engenharia, possui MBA em Marketing pela ESPM e é fluente em inglês, espanhol e português.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::