Brasil, 27 de Abril de 2017

• Escrito por  Jeffrey Group Brasil
  • Publicado no www.segs.com.br em Info & Ti

8 fatos incríveis que você desconhecia sobre redes submarinas

De tubarões a navios, mergulhadores e dólares, o mundo das redes submarinas é único, para dizer o mínimo. Em que outro lugar você poderia trocar histórias de aventuras em alto mar ao mesmo tempo que configura repetidores ópticos em uma viagem transoceânica de mais de 8.000 km?

Você sabe o que causa a maioria das falhas em cabos submarinos? Qual é o comprimento do cabo submarino mais longo do planeta? Os tubarões estão realmente comendo a Internet? Quanto tempo um cabo deve durar? Ative seu cérebro e prepare-se para aprender com esses incríveis fatos das redes submarinas. Neste artigo, vamos fazer um teste sobre os seus conhecimentos aquáticos e ver o quanto você já conhece desses fatos incríveis a respeito dos cabos submarinos no mundo.

1 – Desculpe, tubarão. De acordo com a análise do Comitê Internacional de Proteção dos Cabos (International Cable Protection Committee) que abrange o período de 2007 a 2014, não foi registrada qualquer falha de cabo atribuída a tubarões. Por outro lado, as atividades de ancoragem e pesca realizadas por seres humanos representam cerca de 75% de todas as falhas dos cabos submarinos. Somos realmente o nosso pior inimigo.

2 – Feliz aniversário! Os cabos submarinos não são algo assim tão novo. Em 1854 foi iniciada a instalação do primeiro cabo telegráfico cruzando o Atlântico ligando a Terra Nova (Canadá) à Irlanda. A primeira transmissão foi feita quatro anos mais tarde. O nome do navio que lançou aquele cabo? HMS Agamemnon.

3 – Alcance global. De acordo com um relatório de 2010 sobre a Confiabilidade da Infraestrutura Global de Comunicações por Cabos Submarinos, quase 100% do tráfego intercontinental de comunicações eletrônicas do mundo é realizado por meio da infraestrutura de cabos submarinos. Sim, 100%. Sem a rede de cabos submarinos, teríamos continentes isolados, contando apenas com conectividade terrestre.

4 – Construído para durar. A vida útil típica de um cabo submarino é de 25 anos, embora muitos devam durar ainda mais, presumindo um nível mínimo de danos ao longo de sua vida útil. Vão pescar em outro lugar, pessoal!

5 – Chega até onde for necessário. Já tentou saber o comprimento do mais longo cabo submarino? A rede de cabos submarinos SEA-ME-WE-3 tem cerca de 39.000 km de comprimento e conecta 33 países em 4 continentes. Isso equivale a cerca de 10% da distância entre a Terra e a Lua.

6 – Desconectado. Até hoje, a Antártida é o único continente não conectado à Internet por meio de cabos submarinos. Por possuir uma população esparsa e um movimento de até 10 metros por ano da placa de gelo, trata-se de um ambiente muito desafiador. Por enquanto, a população de pinguins imperadores pode contar apenas com cartões postais.

7 – Leões, tigres e deslizamentos? Não são só os seres humanos que podem causar danos aos cabos submarinos. Maremotos, deslizamentos submarinos e fortes correntes oceânicas podem causar estragos a cabos submarinos. Foi isso o que aconteceu na costa de Taiwan em 2006 e 2009, bem como na costa do Japão em 2011. Respeitemos a Mãe Natureza!

8 – Cabos, cabos por toda parte. De acordo com a base de dados online de cabos submarinos TeleGeography, existem 358 cabos submarinos nas águas de todo o mundo. Bem menor do que os mais de 2.200 satélites na órbita da Terra. Estes, contudo, não precisam lidar com tubarões e redes de barcos de pesca no espaço.

Mesmo sem percebermos e com grande confiabilidade em sua estrutura, estamos todos interligados através dos oceanos pelos cabos que levam e trazem nossas comunicações. Apesar de todas as ameaças aparentes e desafios em sua implementação e manutenção, os cabos seguem firmes em sua missão de conectar os continentes.

Por Brian Lavallee, diretor de soluções da Ciena

Sobre a Ciena

A Ciena (NYSE: CIEN) é uma empresa de tecnologia e estratégia de rede. Traduzimos tecnologia top de linha em valor agregado por meio de um modelo de negócios de alta qualidade e consultivo, com uma unidade implacável para criar experiências excepcionais medidas por resultados. Para atualizações sobre a Ciena, siga-nos no Twitter @Ciena, LinkedIn, blog Ciena Insights ou visite http://www.ciena.com.
Nota aos Investidores da Ciena

Visite a seção Investidores no nosso site, onde rotineiramente postamos press releases, arquivos da SEC, notícias recentes, resultados financeiros e outros anúncios. De tempos em tempos, publicamos exclusivamente informações relevantes neste site, juntamente com outros canais de divulgação que usamos. Este comunicado de imprensa contém certas declarações prospectivas que se baseiam em nossas atuais expectativas, previsões, informações e suposições. Estas declarações envolvem riscos e incertezas inerentes. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes daqueles declarados ou implícitos em nosso relatório anual ou trimestral mais recentemente arquivado junto à SEC. Declarações antecipadas incluem afirmações a respeito de nossas expectativas, crenças, intenções ou estratégias e podem ser identificadas por palavras como "antecipa", "acredita", "poderia", "estima", "espera", "pretende", "pode, " "deve ","irá" e "iria" ou palavras semelhantes. A Ciena não assume qualquer obrigação de atualizar as informações contidas neste comunicado de imprensa, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros motivos.

SEGS SEO LINK