Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialistas se reúnem para criar livro digital gratuito sobre Monitoramento e Mídias Sociais

  • Escrito por  Gabriella Brito
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Livro referência nacional teve colaborações de 23 dos principais profissionais do mercado

Acaba de ser lançado o livro gratuito “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações”, a partir de experiências e pensamentos de 23 profissionais e pesquisadores de empresas e universidades, como Bradesco, Pernod Ricard, Ipsos, Abril, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao longo de suas 366 páginas, o leitor encontrará guias, cases e visualizações inéditas sobre temas atuais como “influenciadores”, “Análise de Sentimento”, “Gestão do Conhecimento”, “Gestão de Crises”, “SAC Online” e “Inteligência artificial”.

Organizado por Tarcízio Silva e Max Stabile, fundadores do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), o material tem como objetivo ajudar na formação de analistas e pesquisadores. Segundo os criadores, "reunir apaixonados por monitoramento e pesquisa em uma série de livrospermite gerar novas ideias e realizações essenciais para a evolução do conhecimento", comenta Max Stabile.

Para o projeto ser realizado, a instituição obteve apoio cultural da Stilingue Inteligência Artificial, empresa que vasculha a internet, imprensa e TV, para gerar capacidade em conteúdo e analisar influenciadores para grandes marcas e empresas. Rodrigo Helcer, CEO da empresa, explica que o que chamou sua atenção foi a dedicação, principalmente dos autores, em unir a visão prática do mercado e, ao mesmo tempo, o rigor acadêmico. “É, literalmente, este pensamento que apoiamos em tudo o que fazemos internamente e ao mercado”, diz.

Em espírito colaborativo visando contribuir com a evolução da profissionalização do mercado, os organizadores e autores decidiram lançar a obra de modo aberto, que pode ser baixada gratuitamente no website do Instituto (http://bit.ly/livroibpad). Em fevereiro, há previsão da obra impressa ser lançada em quantidade exclusiva.

Insights do livro:

- Memes

O professor Viktor Chagas e o estudante Janderson Pereira Toth, ambos da Universidade Federal Fluminense, apresentam metodologia para monitorar memes nas mídias sociais. Entendê-los é relevante para compreender o debate online sobre eleições, movimentos sociais e ações coletivas, novelas e marcas.

“A pesquisa com memes ocupa, portanto, um segmento de ações estratégicas e

de inteligência, que possibilitam o desenvolvimento de campanhas de marketing,

produção de narrativas transmídia ou experimentação com alternative story forms

(ASFs), pesquisas de opinião e muito mais.” (p.23)

- Inteligência Artificial

Fundadores da Stilingue, Rodrigo Helcer e Milton Stiilpen Jr. escreveram o posfácio para mostrar o futuro do mercado quanto a inteligência artificial. Entre as diversas tecnologias apresentadas, discutem mais de 10 aplicações da “Visão Computacional”, que é a inteligência artificial aplicada à análise de imagens e fotografias.

“Descobrir ocasiões (de consumo ou não) com base no contexto em que a marca aparece; Entender se as marcas estão sendo corretamente aplicadas; Descobrir formas interessantes de como é utilizado um produto ou marca, ou mesmo como eles são “pareados” com outros produtos; Entender que tipo de imagem performa melhor no contexto de um assunto ou comunidade de usuários e outros” (p.351-352)

- Influenciadores

No artigo sobre Influenciadores, Gabriel Ishida, Coordenador de Social Listening na Pernod Ricard Brasil, oferece metodologia própria de identificação de três tipos de influenciadores: broadcasters, conectores e legitimadores. Para Ishida,

“A escolha de influenciadores deve ser de acordo com suas características e alinhada

com os objetivos da campanha e da comunicação. Nesse ponto, vale lembrar que a

premissa básica na escolha é verificar se o(a) influenciador(a) possui perfil e estilo

que combinem com a marca.” (p.268)

- Crise

No capítulo de “Gestão de Crise nas Mídias Sociais”, Mariana Oliveira fala sobre os passos e cuidados necessários na gestão de riscos e crises, enfatizando a importância do mapeamento contínuo de detratores e defensores da marca também nos momentos de calmaria:

“Assim como o mapeamento de possíveis situações de risco, o mapeamento dos possíveis atores envolvidos em uma crise também se faz necessário. Os principais atores que precisam ser mapeados são os detratores – aquelas pessoas que estão sempre presentes na lista de quem mais fala mal da sua marca – e que com certeza estarão presentes em uma situação adversa. Acompanhar os detratores também é importante para ajudar a descobrir algum foco de crise, pois estas também serão as primeiras pessoas a espalhar más notícias sobre a marca.” (p.129)

- SAC e Social CRM

Marcelo Salgado, gerente de redes sociais, UX e Comunicação do Banco Bradesco apresenta 13 passos para estabelecer conversações nas mídias sociais, que tratam de análise prévia, ferramenta, seleção, formação e outros itens importantes na gestão de equipes.

“Não se cala ou se controla rede. Quem controla, domina, e dominação é o resultado de hierarquia. E hierarquia é o contrário de rede. Redes atendem a outro padrão, muito mais distribuído e inteligente, uma vez que um fractal de mentes funciona melhor do que a soma das mentes contidas nele. As empresas não estão preparadas para essa nova era. Burocratizadas e feudais que são, movem-se lentamente, cheias de fluxos, egoísmos e processos. Já as pessoas, hiperconectadas, conseguem o que precisam rapidamente. É necessário muita arte para resolver esse gap e tornar o tempo da empresa semelhante ao

tempo das pessoas.” (p.103)

Sobre a IBPAD:

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados é um centro independente de pesquisa e formação de analistas e pesquisadores nas áreas de Pesquisa e Opinião Pública, Política e Relações Governamentais e Comunicação Digital. O foco do Instituto é na aplicação e ensino de técnicas e metodologias de análise de dados com sólida formação científica para atuação no mercado. Desenvolve formação, consultoria e pesquisas comerciais ad hoc para empresas e instituições de ensino. Mais informações em http://www.ibpad.com.br.

Sobre o Stilingue

O Stilingue é especialista em fornecer análises de influenciadores e de conteúdo na internet – compreendendo mais de 15 mil veículos de notícias (portais, impresso, rádio e TV), 100 mil blogs, fóruns, reviews, principais redes sociais e websites. Diferente de qualquer solução similar no mercado, a plataforma da empresa é a pioneira na aplicação de inteligência artificial aplicadas a textos (especialmente ao idioma português) e imagens. Um grande diferencial e reforço para os profissionais de publicidade e comunicação. Mais informações em http://www.stilingue.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::