Brasil, 24 de Setembro de 2017

Apresentando o Cloud Spanner: um serviço global de banco de dados para aplicações de missão crítica

• Escrito por  Fábio Araújo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti

Estamos super animados em anunciar o beta público do Cloud Spanner, um banco de dados relacional distribuído globalmente, que permite aos clientes do Google Cloud utilizarem ao mesmo tempo transações ACID e semânticas SQL, sem abandonar o escalonamento horizontal e a alta disponibilidade.

Quando estão construindo aplicações em nuvem, administradores de bancos de dados e desenvolvedores sempre foram forçados a escolher entre bancos de dados tradicionais, que garantem uma consistência transacional das informações, ou base de dados em NoSQL, que oferece escalonamento horizontal simples e distribuição de dados. O Cloud Spanner quebra essa divisão, oferecendo as duas práticas em um único serviço totalmente gerenciado.

O Cloud Spanner completa nosso portfólio de serviços de banco de dados do Google Cloud Platform, juntamente com o Cloud SQL, o Cloud Datastore e o Cloud Bigtable.

Como um serviço gerenciado, o Cloud Spanner oferece benefícios chave para administradores de banco de dados:

· Foco no desempenho da aplicação, em vez de gastar tempo valioso gerenciando hardwares e softwares;

· Escale a sua solução de banco de dados sem espalhar os dados ou com o uso de cluster;

· Escalonamento horizontal sem migração de banco de dados relacionais para NoSQL;

· Manter a alta disponibilidade e proteção contra desastres sem a necessidade de criar uma infraestrutura complexa de recuperação de falhas e failover para o banco de dados;

· Segurança integrada com criptografia na camada de dados, gerenciamento de identidade e acesso e registro de auditoria.

Com Cloud Spanner, a sua base de dados escalona verticalmente quando necessário e você só vai pagar pelo que usou. Ela integra um modelo de precificação simples, que cobra por horas de uso computacional, consumo de armazenamento real (sem pré-provisionamento) e acesso à rede externa.

O Cloud Spanner mantém o desenvolvimento de aplicações de forma simples, dando aos desenvolvedores ferramentas e linguagens padrões, em um ambiente de banco de dados relacional familiar, incluindo gestão de inventários, transações financeiras e controle de sistemas. Ele suporta transações distribuídas, esquemas em declarações DLL, consultas SQL e drivers JDBC e oferece um serviço com as linguagens de programação mais conhecidas, incluindo Java, Go, Python e Node.js.

Clientes do Cloud Spanner compartilham suas opiniões

A JDA, líder em software para redes de varejo, tem usado o Google Cloud Platform como base para desenvolvimento e oferta de suas novas aplicações desde 2015 e foi um usuário inicial do Cloud Spanner. Eles viram o potencial de um serviço que poderia lidar com uma grande quantidade de dados de novas fontes de informação, como a Internet das Coisas, ao mesmo tempo em que fornece a alta disponibilidade necessária quando usam esses dados para operar em grandes companhias.

“O Cloud Spanner apresenta um imenso valor para nossos clientes, que são varejistas, fabricantes e distribuidores em todo o mundo. Com sua facilidade de provisionamento e escalabilidade, vai acelerar nossa capacidade de trazer soluções na cadeia de soluções em omni-channel baseadas em nuvem ao redor do mundo” - John Sarvari, Group Vice President, Technology, JDA

Quizlet, uma ferramenta de aprendizado online que atende mais de 20 milhões de estudantes e professores por mês, utiliza o MySQL como banco de dados - a estabilidade e performance desse banco de dados são críticos para seu negócio. Mas com usuários crescendo cerca de 50% a cada ano, a Quizlet foi forçada a escalonar seu banco de dados muitas vezes para trabalhar com essa quantidade de dados. Ao dividir as tabelas em seus próprios bancos de dados (fracionamento vertical) e mover a carga de consulta para as réplicas, conseguiu aumentar a capacidade de consulta - mas esta técnica está atingindo seus limites rapidamente, já que as tabelas estão superando o que um único nó MySQL pode suportar. Na busca por uma arquitetura mais escalável, a Quizlet descobriu o Cloud Spanner, o que lhe permitirá escalonar facilmente seu banco de dados relacional e simplificar sua operação:

"Com base em nossa experiência e testes de desempenho, o Cloud Spanner é a opção mais atraente que vimos para alimentar uma carga de trabalho de consulta relacional de alta escala. Ele tem o desempenho e escalabilidade de um banco de dados NoSQL, mas pode executar o SQL e por isso é uma alternativa viável para o MySQL fragmentado. É uma tecnologia impressionante e pode simplificar drasticamente a forma como gerenciamos nossos bancos de dados. "- Peter Bakkum, Platform Lead, Quizlet.

A história do Spanner

Durante décadas, os desenvolvedores se basearam em bancos de dados tradicionais com um modelo de dados relacional e semântica SQL para criar aplicações que atendem às necessidades de seus negócios. Enquanto isso, surgiram soluções NoSQL que eram ótimas para escala e processamento de dados de forma rápida e eficiente, mas não atendiam à necessidade de consistência forte. De frente para essas duas opções que clientes devem escolher hoje, em 2007, uma equipe de pesquisadores de sistemas e engenheiros do Google estabeleceu o desenvolvimento de um banco de dados distribuído globalmente que poderia preencher essa lacuna. Em 2012, publicamos o trabalho de pesquisa da Spanner que descreveu muitas dessas inovações. O resultado foi um banco de dados que oferece o melhor dos dois mundos:

Notavelmente, o Cloud Spanner atinge essa combinação de recursos sem violar o Teorema CAP. Para entender como, leia este post pelo autor do Teorema CAP e Vice-Presidente de Infraestrutura do Google, Eric Brewer.

Ao longo dos anos, nós já testamos o Spanner internamente com centenas de diferentes aplicações e petabytes de dados através de datacenters ao redor do mundo. No Google, o Spanner suporta dezenas de milhões de consultas por segundo e executa alguns de nossos serviços mais importantes, incluindo o Google AdWords e o Google Play.

Se você tem um sistema MySQL ou PostgreSQL que está no limite da operação, ou está lutando com as transações feitas à mão em cima de um armazenamento de dados eventualmente consistente, o Cloud Spanner pode ser a solução que você está procurando. Visite a página Cloud Spanner para saber mais e começar a criar aplicações em nosso serviço de banco de dados da próxima geração.

Código de segurança
Atualizar