Brasil, 21 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cities for Everyone discute planejamento das cidades na visão das mulheres, com auxílio da tecnologia

  • Escrito por  Carolina Marcondes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Info & Ti
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Fortalecer as mulheres no setor de tecnologia também é objetivo do evento realizado em São Paulo e com transmissão pela Internet

São Paulo, fevereiro de 2017 – Você já imaginou como as cidades seriam caso elas fossem projetadas por mulheres e como as tecnologias seriam mais amplas e inclusivas?

Repensar o planejamento de cidades a partir de uma perspectiva de gênero com o auxílio da tecnologia é o objetivo do evento “Cities for Everyone”, que será realizado no próximo sábado, 11 de fevereiro, em São Paulo. Organizado pela UP[W]IT (Unlocking the Power of Women in Technology) e com patrocínio da CA Technologies, o encontro discutirá, entre outros assuntos, como as tecnologias podem ser pensadas como importantes instrumentos para darem voz às mulheres.

“Acreditamos também que a criação de experiências e o fortalecimento da comunidade feminina na área são as melhores formas de atrair mulheres para a tecnologia e de manter as que já atuam nesse mercado”, afirma Carine Roos, fundadora da iniciativa UP[W]IT.

Para Marcel Bakker, presidente da CA Technologies, a representatividade feminina em tecnologia precisa aumentar, e o caminho não é fácil. “No entanto, é um percurso que precisa ser realizado. Por isso, valorizamos iniciativas que promovem a diversidade dentro das empresas. Além disso, medidas devem ser realizadas diretamente na sociedade para que as mulheres que gostam de tecnologia e estejam aptas a trabalhar na área cheguem aos processos seletivos. Organizações como a UP[W]IT são importantes para isso e a CA tem um grande prazer em associar-se a elas.”

A programação do Cities for Everyone terá início com um painel em formato de Aquário (Fishbowl) onde as painelistas e as participantes discutirão sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres no uso dos espaços urbanos.

A painelistas são: Joice Berth, arquiteta e urbanista com atuação em Regularização Fundiária e Direito Urbanístico; Daniely Votto, Gerente de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis; Marina Harkot, membro do Grupo de Trabalho de Gênero do Ciclocidade e Stella Hiroki, idealizadora do Smart City Talks e doutoranda em Tecnologias da Inteligência e do Design Digital – PUC – SP.

Contando com dinâmica conduzida pelo Coletivo Mola, o evento visa fomentar a criação de ferramentas cívicas inspiradas em iniciativas como a do aplicativo NINA, que possibilita a denuncia, em tempo real, de violência sofrida em transportes públicos, mapeando os casos de assédio em ônibus e outros transportes das cidades, classificando o tipo de crime, tempo, rota e ainda possibilita o registro de imagens; ou o Safetipin, app que permite mapear, de forma colaborativa, as áreas mais seguras e inseguras da cidade.

Com base nos desafios levantados no painel, serão co-criadas soluções para as cidades utilizando metodologias de design thinking. O evento contará com makers, arquitetas, urbanistas, designers, engenheiras e especialistas no tema smart-cities. O propósito é que, ao final do evento, as soluções pensadas se tornem um "banco de ideias" para quem está pensando no desenvolvimento sustentável de cidades, podendo ser aprimorado e apresentado futuramente para ONGs e empresas que estejam implementando tecnologias para cidades inteligentes.

Devido à grande procura pelo evento, uma parte do workshop será transmitida ao vivo na página do Facebook da UP[W]IT.

“As desigualdades de gênero permanecem profundamente enraizadas em toda a sociedade. A maioria das mulheres não possui acesso a trabalho digno e enfrenta desigualdades salariais em relação aos homens. Elas muitas vezes tem acesso negado à educação básica e aos cuidados de saúde”, diz Carine Roos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::