Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Investir em TI ajuda a fazer mais com menos

André Frederico, CSO da TIVIT André Frederico, CSO da TIVIT

Já parou para pensar que a mesma desaceleração que desestabiliza o mercado é responsável por inovações que sacodem os negócios do risco da acomodação? Quando empreendedores e gestores precisam ser criativos e buscar alternativas de como otimizar recursos, reduzir gastos e não perder clientes, a roda da economia volta a ganhar impulso para retomar o seu giro constante.

O momento econômico que vivemos no país e no mundo está longe de ser uma calmaria. Ainda assim, o mercado de TI no Brasil cresceu acima da média mundial em 2016, podendo chegar ao aumento de 3%, segundo estimativa divulgada pela ABES em parceria com o IDC. Em tempos bicudos, tecnologia é a resposta para aumentar a produtividade de sua equipe e melhorar os controles, mantendo o foco no negócio para que continue rentável e na rota de crescimento.

O mais importante agora é não se deixar abalar pelo desespero. Investir em inovação é algo que pode ser feito de forma incremental e isso vai gradativamente trazer melhorias às empresas. A médio e longo prazo, isso significa reduzir custos, se tornar cada vez mais eficiente e, o que todo mundo procura: trazer mais resultados.

Investimento e retorno

Para a maioria das organizações, essa é a hora de enxugar despesas. Por outro lado, a ideia de terceirizar os serviços de TI traz como contrapartida a qualidade de manutenção para atender as demandas e diminuição no tempo de parada. Uma empresa especializada tem pessoas e recursos necessários para acompanhar o ritmo acelerado de tendências tecnológicas que podem ajudar a impulsionar seus negócios.

Sua empresa já considerou a migração, ainda que parcial, para cloud computing? Utilizando a flexibilidade dos serviços alocados em cloud, preferencialmente com uso de uma estratégia multi-cloud, é possível reduzir os custos. Como são várias modalidades de serviço disponíveis no mercado, é viável explorar o melhor de cada uma para suas necessidades e pagar somente o que for utilizado. Mesmo com o custo de implantação, vale a pena colocar na ponta do lápis para conferir a economia e ainda montar uma estrutura escalável a longo prazo.

Saiba com quem você está falando

Manter e conquistar novos clientes nunca teve uma fórmula. Com a quantidade de canais disponíveis hoje, obter dados sobre os clientes e o mercado – programas de fidelidade, histórico de compras, pesquisa online, SAC, redes sociais, etc... – se tornou possível antecipar tendências sem depender apenas da intuição de um bom negociante. A informação gerada a partir da interação com as pessoas possibilita entender o comportamento e do mercado.

No entanto, não adianta apenas coletar dados e ficar com blocos de Big Data sem função prática. Serviços e ferramentas digitais de organização e análise de dados podem ajudar sua empresa a desenvolver um Business Intelligence (BI) consistente. Um poderoso trabalho de Analytics permite conhecer melhor seus clientes e prospects. Consequentemente, sua interação, abordagem de marketing e estratégias de produtos para esses clientes passará a ser muito mais assertiva.

Seja ágil, permaneça móvel

Implantar uma plataforma integrada para comunicação entre empresa, clientes, colaboradores e parceiros pode ser uma solução para poupar recursos de deslocamento e perdas operacionais com lentidão no tráfego de informações. Adotar uma solução omnichannel reduz o atrito e melhora o resultado do atendimento. Da mesma forma, ampliar o uso de dispositivos e aplicativos móveis também permite fechar negócios e atender clientes sem fronteiras. Algumas soluções como videoconferências e compartilhamento de tela para atendimento remoto podem ser medidas relativamente simples, mas que certamente são diferenciais para manter a empresa competitiva no mercado.

Esses são apenas alguns exemplos de como as empresas podem utilizar as tecnologias como mobile, cloud, big data e analytics para converter a dificuldade do momento em oportunidade de negócio. A hora de chegar junto, seja dos seus clientes, colaboradores ou fornecedores, é agora. A tecnologia digital é que vai prover as interfaces e recursos mais adequados para fazer isso. Nessas circunstâncias, bons parceiros de negócios fazem toda a diferença.

Código de segurança
Atualizar