Brasil, 23 de Janeiro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Educação: o resgate dos trabalhos manuais na era da tecnologia

Os exercícios que utilizam as mãos e a criatividade devem ser estimulados por pais e educadores para o desenvolvimento psicomotor e criativo da criança

Em uma era em que crianças têm acesso cada vez mais cedo às tecnologias - aprendendo, por vezes, a escrever em teclados antes mesmo do que à mão - o incentivo ao trabalho manual torna-se ainda mais importante para garantir o desenvolvimento psicomotor e intelectual na infância.

A posição é unanimidade e compartilhada por educadores e especialistas em desenvolvimento infantil. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um manual de orientação para médicos, pais, educadores, crianças e adolescentes com uma série de recomendações em defesa da "Saúde das crianças e adolescente na Era Digital" - título do documento, no qual aconselha que o período de 0 a 12 anos, o acesso seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes. O objetivo é diminuir os possíveis problemas de desenvolvimento cerebral, obesidade e problemas relacionados ao sono que estão entre os efeitos colaterais do uso excessivo desses aparelhos. "Vivemos em plena era digital e nela as atividades manuais como escrever, desenhar, pintar, colorir, recortar, colar, montar são de suma importância, principalmente quando nos referimos ao período da Educação Infantil e Fundamental I", informa a professora e coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Márcia Braga.

Segundo a especialista, a aprendizagem e o processo emocional e intelectual da criança estão intimamente ligados ao desenvolvimento psicomotor, já que esses exercícios são experiências fundamentais para o treinamento das redes neuronais. "As ferramentas digitais devem fazer parte de nossa rotina, somadas à iniciativa e criatividade do professor, porém não podem substituir os procedimentos e etapas do trabalho psicomotor que têm ampla relevância no aprendizado como um todo", pontua Márcia.

Para o Colégio, as atividades psicomotoras aliadas aos conteúdos devem propiciar o desenvolvimento da autenticidade, da personalidade, treinar o foco, a atenção, o autocontrole e, consequentemente, ganha-se na participação, interatividade, na disciplina, na criatividade. "Durante esses trabalhos manuais estimulados e direcionados, a criança aprende que seus trabalhos têm começo, meio e fim, e não abandona seus projetos - pelo contrário, orgulha-se deles. Aliado a isso, o produto final é sempre singular, exclusivo e, quando damos a ele um valor, um destino (presenteando os pais, por exemplo) ou um fim social (compartilhando ou doando a outras crianças), reforçamos a afetividade, estimulamos a cidadania e reforçamos a importância de uma aprendizagem significativa", ressalta Márcia.

Nesse processo, cabe à escola, no papel de seus educadores, adequar essas necessidades e inspirações às propostas pedagógicas, sempre indo ao encontro das necessidades de formação da criança, oferecendo, em paralelo, a possibilidade de valorização do ser, inserido-as no ambiente e retirando dele potenciais significados para a vida. "Tais propostas tomam corpo e fazem mais sentido quando conseguimos envolver as famílias como parceiras nessa formação", indica a coordenadora.

O Colégio Nossa Senhora do Rosário, nesse sentido, sempre busca incluir os pais e familiares em suas atividades, dos primeiros anos da educação até os últimos anos da formação. "Queremos criar e oferecer um ambiente social e familiar pautados nesses preceitos de cidadania, ação social e preparação para a vida, incluindo nessa preparação, a formação necessária para a escolha da profissão", finaliza a diretora da instituição de ensino, Delma Tavares.
Colégio Nossa Senhora do Rosário

Fundado em 1943, O Colégio Nossa Senhora do Rosário é uma instituição que oferece formação humana e acadêmica. Além da preocupação com o conteúdo para o vestibular, preocupa-se também em formar pessoas para a vida e para a prática da cidadania. Responsável pela formação de cerca de 10 mil alunos desde o início de suas atividades, tem o compromisso de ativar, entre todos, a justiça e a paz, buscando oportunidades que conduzam seus alunos a assumirem a posição de indivíduos dotados de senso crítico, de permanente capacidade de admirar-se, de aceitar as diferenças, desejosos de ver a inclusão dos menos favorecidos e de prestar apoio e serviço aos seus semelhantes.

Localizado no bairro da Vila Mariana (SP), tem turmas que vão desde a Educação Infantil - a partir dos três anos de idade -, passando pelo Ensino Fundamental I e II, até o Ensino Médio. Pioneiro na oferta de ensino integral na região, oferecendo-o até hoje para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Mais informações: www.rosarionet.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::