Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

RCGI da Poli-USP implementa cluster de alto desempenho em parceria com a Versatus HPC e Dell Technologies

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Valentim
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Batizado como Mintrop, ele possibilita acesso a hardware de última geração aos pesquisadores do grupo, que podem otimizar pesquisas de ponta em nível mundial na área de energia e gás

A Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) implementou juntamente com a Versatus HPC um cluster de alto desempenho da Dell Technologies, para ser utilizado dentro do projeto STMI do programa de Geofísica do RCGI (Research Centre for Gas Innovation).

O projeto de implementação do cluster, que teve início em 2018, tem como objetivo principal desenvolver a plataforma computacional que permitirá que um conjunto de tecnologias de software para simulação numérica e solução de problemas de inversão, com foco específico em aplicações em processamento sísmico, rode com o máximo desempenho.

“Me sinto muito honrado por fazer parte deste projeto”, afirma Joaquim Merino, líder de projetos em HPC da Dell Technologies. “Com nossas soluções, produtos e serviços permitimos que mais pessoas, empresas e pesquisadores tenham acesso a Computação de Alto Desempenho (HPC), a Dell Technologies proporcionou que esta importante ferramenta científica tornar-se acessível a todos”, completou.

“Estão sendo desenhadas e implementadas linguagens de programação de alto nível, possibilitando que estas tecnologias sejam capazes de reduzir o tempo necessário para o desenvolvimento de códigos de simulação e inversão de anos para dias.”, explica o Prof. Dr. Bruno S. Carmo, vice-diretor científico do RCGI e coordenador de projeto STMI. “Assim, geofísicos usarão seus conhecimentos específicos para desenvolver e avaliar rapidamente novos algoritmos para obtenção de imagens de regiões geologicamente desafiadoras”, completa o especialista.

A utilização dessa solução também tem como foco atingir um maior nível de automatização na discretização espacial do domínio, por meio da geração e adaptação de malhas, que é uma tarefa que atualmente consome muitas horas de trabalho humano. O objetivo é atingir um estágio onde, fornecidos dados do campo de velocidade, uma malha adequada seria gerada de forma totalmente automática, reduzindo a interferência humana a casos excepcionais. Por fim, modernas tecnologias de compiladores serão empregadas para gerar códigos altamente otimizados para plataformas de computação que irão de supercomputadores a sistemas na nuvem.

“Antes da implementação houve um extenso trabalho de arquitetura e consultoria, conversando e levantando informações com todos os integrantes do RCGI e até com especialistas da Shell”, ressalta Eiji Kawahira, customer and product development team da Versatus HPC. “Sabendo quais eram as principais cargas de trabalho e tipos de cálculo que seriam executados, foi desenhado uma arquitetura de cluster HPC e storage de arquivos paralelos específicos para o RCGI”, completa.

A implementação do cluster foi realizada em duas etapas:

Instalação física e elétrica dos equipamentos, seguido da instalação do stack de softwares base da Versatus HPC - esta fase é feita com o OpenCATTUS, um orquestrador de cluster desenvolvido e mantido pela Versatus. Com ele, é feita a provisão do Head Node (nó de controle) e os Compute Nodes (nós de cálculo) são gerenciados. Após esta fase, os equipamentos em conjunto já são um cluster HPC completo e funcional.

Instalação das aplicações cientificas – esta etapa é um dos grandes diferenciais da Versatus HPC, onde é realizada a instalação das aplicações que os usuários utilizarão. Finalizado este passo, entrega-se um cluster HPC pronto para as pesquisas serem iniciadas.

“A Versatus atua em HPC há mais de 10 anos com forte atuação em áreas de Materiais, Química e Bioinformática. Este projeto, que é ligado à pesquisa no mundo de Óleo e Gás, é um marco e atesta nossa capacidade de consultoria, implementação e suporte nesta vertical”, avalia Kawahira.

O cluster possibilitou o acesso a uma diversidade de hardware de última geração aos pesquisadores do grupo, que podem realizar pesquisa de ponta em nível mundial. Esse fato recoloca a Poli no cenário mundial de computação de alto desempenho aplicada a problemas de engenharia, incluindo o setor de óleo e gás. Atualmente, mais de 60 pesquisadores de diversas unidades da USP utilizam o equipamento.

O nome Mintrop é uma homenagem a Ludger Mintrop (18 de julho de 1880 - 1 de janeiro de 1956), um geofísico e engenheiro de minas alemão. Mintrop é considerado o inventor do método sísmico para exploração de hidrocarbonetos e minerais (Patente 1916), por meio do método de refração sísmica.

“O Mintrop já oferece bons resultados, mesmo rodando há poucos meses. Está sendo muito importante contar com o apoio da Versatus no serviço de gerenciamento e instalação de softwares, tem sido um serviço de alta qualidade e estamos vendo que o cluster tem ótimo desempenho. Certamente não teríamos a mesma performance se estivéssemos responsáveis por fazer esse ajuste”, pontuou o Prof. Dr. Bruno S. Carmo.

Sobre a Versatus HPC:

A Versatus é uma empresa brasileira 100% focada em fornecer as melhores soluções de Computação de Alto Desempenho para clientes acadêmicos e corporativos. Há mais de dez anos permite que pesquisadores e instituições se dediquem exclusivamente aos seus objetivos científicos e de P&D ao fornecer soluções completas, fáceis de usar e customizadas para suas necessidades.

Além de fornecer o que há de melhor em termos de hardware, software, infraestrutura física para data center, arquitetura de sistemas, implementação, "help desk" e mais uma ampla gama de serviços sob demanda, a Versatus HPC pode também realizar o gerenciamento completo de ambientes computacionais de alto desempenho (HPC), atendendo todas necessidades tecnológicas dos clientes. Para obter mais informações, acesse www.versatushpc.com.br

Sobre a Dell Technologies

A Dell Technologies (NYSE:DELL) é uma família única de empresas que ajuda as organizações e pessoas a construir seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham e vivem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologia e serviços mais inovador e amplo do setor que vai das áreas periféricas passando pelo núcleo até a nuvem. A família Dell Technologies inclui Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, Secureworks, Virtustream e VMware. Para obter mais informações, acesse www.dell.com.br

Sobre o RCGI:

O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com mais de 320 pesquisadores que atuam em 46 projetos de pesquisa, divididos em cinco programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; Abatimento de CO2; e Geofísica. O Centro desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar