Conheça o Appius: primeiro IoT desenvolvido por uma empresa brasileira para automatizar compras de mercado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Granero
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A nova aposta da Shopper.com.br automatiza o abastecimento de itens de consumo recorrentes

A Shopper.com.br, startup que auxilia os consumidores a planejarem e economizarem nas compras de supermercado, acaba de lançar o Appius. O dispositivo é a primeira solução IoT residencial desenvolvida por uma empresa brasileira, que automatiza o abastecimento de itens essenciais de consumo como: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, pets e frutas.

Com interface digital, o Appius é 100% integrado ao sistema da startup e ajuda os consumidores a terem controle sobre suas compras, evitando desperdícios.

Segundo Fábio Rodas, CEO e cofundador da Shopper, a ideia é que o aparelho fique próximo às lixeiras, para que sejam passados os códigos de barras antes de jogar fora a embalagem. “Uma família consome de 25 a 60 produtos diferentes, por isso é muito difícil saber quanto de cada produto a família consome. Desenvolvemos a solução para ser algo simples. Com o Appius, de forma rápida, os usuários conseguem entender o consumo da família e manter a casa abastecida sem que os itens essenciais acabem, economizando dinheiro e evitando desperdício”, explica Fábio.

A tecnologia do Appius começou a ser desenvolvida em 2016 e, em 2018, a Shopper.com.br conseguiu apoio da FAPESP para acelerar o desenvolvimento do projeto. No total, a startup já investiu mais de R$2 milhões na elaboração do dispositivo. “Nós queremos construir um país com menos desperdício, mais eficiente, no qual as pessoas possam consumir e viver de forma inteligente, sem se preocupar com a falta de produtos básicos em casa. Esse é um grande passo em direção a nosso sonho, de construir um mundo onde os produtos essenciais chegam na casa das pessoas com a mesma facilidade que a água chega na torneira”, Bruna Vaz, cofundadora e COO da Shopper.com.br.

Além de manter a despensa do cliente sempre abastecida, o dispositivo ajuda a aumentar ainda mais a eficiência do sistema de compras planejadas da Shopper.com.br, que usará as informações captadas pelo dispositivo para comprar dos fabricantes com ainda mais precisão. Isso faz com que a startup aprimore seu sistema e compre (direto dos fabricantes) apenas aqueles produtos que sabe que irá vender. Esse planejamento também se traduz em uma logística mais eficiente, organizada com antecedência.Somados, esses fatores possibilitam à Shopper.com.br cobrar preços baixos: em média 15% menores que os dos supermercados online tradicionais. Essa maior eficiência do modelo já gerou R$ 2M de economia para milhares de clientes.

O primeiro lote de dispositivos Appius serão entregues gratuitamente para clientes da Shopper que se inscreverem no Appius.com.br. Dependendo da demanda, é possível que alguns interessados nos dispositivos tenham de esperar para ter um em casa devido. Os interessados em receber o Appius, deverão se inscrever no site: Appius.com.br para receber todas as informações.

Sobre a Shopper.com.br:

Fundada em 2015, a Shopper.com.br é uma startup que desenvolveu um sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico, que ajuda o consumidor a se organizar e comprar de forma planejada. Trabalhando sob o modelo de recorrência, a empresa atende 600 bairros na Grande São Paulo, possui mais de 100 mil pessoas cadastradas na plataforma e oferece para os consumidores os melhores preços do mercado.

A plataforma aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site http://shopper.com.br/ e também pelo APP “Shopper.com.br”, disponível na Play Store e na App Store.

A startup recebeu um investimento de R$10 milhões na sua última rodada de nomes de peso do varejo, como José Galló, Juscelino Martins (do Grupo Martins), Canary VC e Ariel Lambrecht.