Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

9ª Semana de Infraestrutura da Internet discute conectividade, novas tecnologias e segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline D’Avo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Evento sediará a primeira edição do Prêmio Alberto Courrège Gomide, que reconhecerá profissionais que contribuíram e contribuem, com excelência técnica, em prol da Internet no Brasil

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realiza de 9 a 13 de dezembro, em São Paulo, a 9ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, que reunirá renomados especialistas em discussões sobre conectividade, novas tecnologias e segurança. Estão entre os temas que serão abordados nos cinco dias de evento as boas práticas para conexão de provedores de acesso e serviços (ISP - Internet Service Provider) aos Internet Exchanges internacionais; iniciativas para promover a segurança no roteamento da Internet como filtragem de rotas na rede e o RPKI (Resource Public Key Infraestructure); o combate a sequestros e fraudes no DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios); adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), entre outros tópicos.

Compõem a programação da 9ª Semana de Infraestrutura tutoriais práticos nos dias 9 e 13 (segunda e sexta-feira), o IX Fórum 13 em 10 e 11/12 (terça e quarta-feira), e as reuniões conjuntas do GTER e GTS nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira). Voltado a operadores de serviços de Internet, engenheiros, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI e demais interessados em debater a operação e funcionamento da Internet no país, o evento recebe inscrições gratuitas no endereço: http://nic.br/semanainfrabr/.

"Continuaremos a incentivar o diálogo sobre questões relevantes para o desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo, com foco em sua infraestrutura técnica e no papel dos Internet Exchanges (Pontos de Troca de Tráfego). Discussões como essas são essenciais para aprimorar cada vez mais a conectividade e segurança da rede", comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

A 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil promoverá a primeira edição do prêmio Alberto Courrège Gomide, uma iniciativa do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes). O professor Alberto Gomide, que dá nome ao prêmio, foi responsável na FAPESP por desenvolver e especificar o software e a infraestrutura para o desenvolvimento e operação das redes acadêmicas, culminando pela conexão brasileira à Internet, em janeiro de 1991. Gomide foi responsável também, pela administração técnica do ".br", e realizou os primeiros registros de domínios sob o ".br". O prêmio, que homenageia esse profissional que contribuiu extensivamente para a infraestrutura da Internet no País, reconhecerá anualmente profissionais da comunidade técnica que contribuem e contribuíram com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

"Gomide esteve presente na implantação da rede no país, e no momento da criação do GTER. O prêmio com seu nome será entregue anualmente a alguém cujo trabalho tenha representado impacto importante para redes no país", destaca Getschko, um dos membros do Comitê de Programa das reuniões conjuntas GTER GTS. O primeiro premiado será Vilson Sarto (em memória), que fez parte da equipe da FAPESP responsável por obter conexão às redes acadêmicas.

Tutoriais NIC.br

Pela primeira vez, a 9ª Semana de Infraestrutura da Internet terá dois dias de tutoriais práticos, que serão realizados nos dias 9 e 13 de dezembro na sede do NIC.br. Serão apresentadas as melhores práticas de segurança e gerenciamento de redes para provedores, bem como tutorial sobre redes Wi-Fi em eventos. Também haverá atividades sobre o gerenciamento de redes baseado em programação, segurança de roteamento, RPKI, e-VPN e segment routing. A programação completa e inscrições estão disponíveis em: http://tutoriais.semanainfrabr.nic.br/. As vagas são limitadas.

IX Fórum 13

O IX Fórum 13 - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil discutirá a Lei Geral de Proteção de Dados, com foco em empresas que operam fora do Brasil e têm interesse em trabalhar no país, e em companhias brasileiras que pretendem expandir seus negócios para o exterior. Outro painel de destaque celebrará os 30 anos do domínio .br e os 15 anos IX.br com a participação de Demi Getschko (NIC.br), Bill Woodcock (PCH), Frederico Neves (NIC.br), Milton Kashiwakura (NIC.br) e Hartmut Glaser (secretário-executivo do CGI.br).

Os resultados do Programa Por uma Internet mais Segura, do NIC.br, serão apresentados durante o evento, que ampliará o debate sobre iniciativas para promover a segurança no roteamento da Internet com painéis sobre peering security e filtragem de rotas na rede com o objetivo de melhorar a segurança. O IX Fórum 13 também contará com a apresentação sobre a evolução de importante CDN (Content Delivery Network) brasileiro. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse: http://forum.ix.br/.

GTER e GTS

O RPKI - recurso para tornar o roteamento na Internet mais seguro - será o principal assunto do 48º encontro do GTER, que também falará sobre a transição do IPv4 para o IPv6. Já o 34º encontro do GTS contará com painéis sobre combate a sequestros e fraudes em DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios), bugs em aplicações, crimes cibernéticos e a apresentação de resultados do Exercício Guardião Cibernético. Mais informações no sítio: http://gtergts.nic.br/.

Realizada pelo CGI.br e NIC.br com recursos do registro de domínios .br, a 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil também conta com o patrocínio platina da Seaborn e Abranet, além do patrocínio ouro da Cisco, EPS Finisar, NTT, PS Network Experts, Globenet e TDec Extreme.

Anote na Agenda
9ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil
Data: 9 e 13 de dezembro (segunda a sexta-feira)
Tutoriais (9 e 13/12)
Local: Sede do NIC.br
Av. das Nações Unidas, 11.541 - Brooklyn, São Paulo, SP
IX Fórum 13 (10 e 11/12) e GTER 48/GTS 34 (12 e 13/12)
Local: Centro de Convenções do Hotel Pullman Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia, São Paulo - SP
Programação e inscrições: http://nic.br/semanainfrabr/
Credenciamento da imprensa: Jornalistas interessados em se credenciar para acompanhar as discussões dos eventos devem confirmar presença com Marina Faria pelo e-mail ou telefone (11) 3027-0241.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego - IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas - Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar