Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Gartner afirma que vendas mundiais de dispositivos móveis aumentarão 2,1% em 2018

• Escrito por  Larissa Satiro
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Info & Ti

Até 2021, 9% de Smartphones vendidos suportarão a tecnologia 5G

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, anuncia que as vendas mundiais de dispositivos - PCs, tablets e telefones celulares - totalizaram 2,28 bilhões de unidades em 2017. Pesquisa global também revela que as remessas estão em curso para atingir 2,32 bilhões de unidades em 2018, o que significa um aumento de 2,1%.

Dois mercados impulsionarão o crescimento geral nas remessas de dispositivos em 2018. Primeiro, será o mercado de celulares, liderado pelo segmento de Smartphones de alto padrão. Segundo, será o mercado denominado Premium Ultramobile, que estará estimulando uma maior demanda com os dispositivos finos e leves da Apple e Microsoft Windows 10.

"Os consumidores têm muitas tecnologias para escolher, o que representa dois principais desafios para os fornecedores. O primeiro é competir pela partilha de carteiras, tendo em conta a quantidade de dispositivos que os consumidores possuem. O segundo é oferecer valor e manter a relevância - para oferecer o dispositivo certo ao público certo. Veremos mais compradores concentrando-se em valor, ao invés de apenas preço e, portanto, considerando dispositivos com preços mais altos", afirma Ranjit Atwal, Diretor de Pesquisas do Gartner.

O mercado de PCs será estável em 2018

As remessas de PCs tradicionais diminuirão 5,4% em 2018, com notebooks mostrando declínio mais acentuado de 6,8%. O mercado Premium Ultramobile será a única área de PC a alcançar crescimento em 2018, enquanto que o mercado geral de PCs diminuirá.

"Os custos de DRAM (tipo de memória) duplicaram desde junho de 2016 e os fornecedores aumentaram os preços dos PCs no primeiro semestre de 2017. Essa tendência provavelmente continuará em 2018, até que os custos de memória sejam revertidos", diz Atwal.

Remessas mundiais de dispositivos - 2016-2019 (Em milhões de unidades)

Até 2021, 9% dos Smartphones vendidos suportarão 5G

O Gartner prevê que as remessas de telefones mobile aumentarão 2,6% em 2018, totalizando 1,9 bilhão de unidades. No mesmo ano, as vendas de Smartphones crescerão 6,2%, representando 87% do volume de celulares. "Esperamos que as vendas de Smartphones da Apple cresçam mais do que a média do mercado em 2018, com o lançamento de modelos que alimentam ciclos de substituição mais fortes", prevê Roberta Cozza, Diretora de Pesquisa do Gartner.

Em 2018, os fabricantes de Smartphones se concentrarão em oferecer experiências personalizadas mais atraentes, por meio de dispositivos internos de Inteligência Artificial (on-device IA), assistentes pessoais virtuais e interfaces de usuários mais naturais, além de biometria e aprimoramentos adicionais de exibição e recursos de câmera.

Os telefones 5G chegarão no mercado em 2019, quando os lançamentos de redes 5G começarão em países selecionados, como Estados Unidos e Coréia do Sul. "Prevemos que, até 2021, 9% dos Smartphones vendidos suportarão a tecnologia 5G. No geral, o 5G será um driver significativo de serviços de vídeo e transmissão, pois trará uplinks mais rápidos e suportará novas aplicações de Inteligência Artificial", diz Cozza.

Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial em pesquisa e aconselhamento. Auxilia líderes de negócios de empresas de todos os tamanhos e setores com insights que os ajudam a tomar decisões corretas. O abrangente portfólio de serviços do Gartner inclui aconselhamento estratégico e melhores práticas comprovadas para ajudar seus clientes a obterem sucesso em suas prioridades de missão crítica. O Gartner está sediado em Stamford (Connecticut – EUA) e possui mais de 13.000 associados para atender clientes em mais de 11.000 empresas e 100 países, incluindo o Brasil. Para mais informações, visite gartner.com.

Código de segurança
Atualizar