Prótese de silicone e redução de gordura são alguns exemplos onde o tratamento postural é necessário
Os cuidados antes de entrar na sala de cirurgia muitas vezes ficam restritos a exames pré-operatórios, requisitos para manter o equilíbrio do corpo e não perder os resultados da cirurgia etc. Procedimentos como prótese de silicone, redução mamária, correção do excesso de pele após emagrecimento, entre outros, necessitam de uma atenção extra dos médicos em relação à coluna dos pacientes.
Nesses casos, existe uma mudança significativa na postura da pessoa, decorrente da mudança de ‘peso’ no corpo. Segundo o cirurgião plástico Gustavo Tilmann, um pré-requisito importante é o acompanhamento com um profissional da coluna no pós-operatório. "É inevitável a mudança na estrutura do corpo da pessoa em algumas cirurgias, por isso sempre indico um profissional para acompanhar o paciente após a operação", completa o cirurgião.
Outro fator importante é analisar todos os fatores que envolvem a decisão do paciente de fazer cirurgia plástica. Um exemplo comum é que, ao chegar no consultório, muitas pessoas se queixam da falta de busto, por exemplo, e isso está muitas vezes relacionado à postura. Tilmann completa que "algumas mulheres, por vergonha ou costume, inclinam o ombro para a frente comprometendo as ‘curvas’ do corpo, e o volume natural dos seios". Daí a necessidade do cirurgião, na hora da consulta e antes de agendar a cirurgia, de alertar o paciente do cuidado com a sua postura.
O quiropraxista David Porto alerta que, ao escolher o tamanho da prótese de silicone, as mulheres devem estar atentas à estrutura do seu corpo, para evitar problemas na coluna futuramente. "Uma pessoa com estrutura magra, por exemplo, deve ter em mente que se colocar uma prótese muito grande, poderá ocasionar um problema postural, com dores e desconforto" diz o especialista. De qualquer maneira, o tratamento pós-operatório se faz necessário, como no caso da quiropraxia, que auxilia os pacientes a identificar, solucionar e prevenir problemas na coluna, atuando diretamente na articulação vertebral.
O mesmo caso acontece em cirurgias de redução de mama, onde a mulher geralmente já tem a coluna comprometida decorrente do peso dos seios. "Nestes casos alerto a paciente a procurar um profissional para acompanhamento; dessa forma o pós-operatório será bem melhor" completa Tilmann. Sobre Gustavo Tilmann
Formado desde 1997 pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi para São Paulo finalizar sua especialização em Cirurgia Plástica. Ele é especialista em Cirurgia Plástica pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Conselho Federal de Medicina. O Dr. Gustavo Tilmann é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atua nas áreas de cirurgia plástica estética, corporal, facial e bioplastia. Atende seus pacientes em um confortável consultório localizado no Itaim Bibi, em São Paulo.
Sobre David Porto
Jovem, nascido em 09 de março de 1983, David Porto é graduado em Quiropraxia pela universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a Laureate Internacional Universities (UAM), massoterapeuta formado pela Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (EOMA) e pós-graduado em gestão de qualidade de vida no trabalho pela FIA-USP.
David Porto iniciou sua carreira aos 19 anos como massoterapeuta, desenvolvendo seu trabalho em empresas multinacionais. Aos 21 anos, concluiu a graduação em Quiropraxia pela Laureate International Universities (UAM), exercendo então, seu trabalho como clínico geral em Quiropraxia.