Login

Incluir Segs nos Favoritos SegsUteis

Bom dia ! - sexta, 24 de maio de 2013

Aumente o tamanho da fonte Voltar a fonte normal - resetar Diminua o tamanho da fonte
17
Jul

Mercado imobiliário

E-mailImprimir

 

Na hora de alugar, atenção e detalhes fazem toda a diferença
 
Julho é mês de mudança. Com a pausa no calendário escolar, muitas famílias aproveitam o momento para buscar uma nova residência. As motivações são variadas: um curso universitário, mudança de emprego, crescimento da família ou mesmo redução de custos. É hora de gastar os solados dos sapatos para buscar a melhor oferta e opção de moradia.
 
Para os consultores imobiliários da URBS Imobiliária, é importante estar atento a vários detalhes antes de fechar o negócio. O primeiro aspecto, segundo a Angelina Carvalho, diretora da imobiliária URBS, a procura deve ser definida já com o perfil do imóvel. “É preciso que o cliente já tenha em mente que tipo de imóvel, se é apartamento ou casa, o número de quartos, valor médio que se deseja gastar  e a região onde gostaria de morar. Com estas informações, ele já começa o filtro que o levará ao imóvel desejado”, explica ela, lembrando que Goiânia, no final de maio, possuía 1.981 imóveis disponíveis para locação.
 
A busca por apartamentos ou casas pode ser feita na seção de classificados dos jornais, ou através da internet, mas a presença do corretor de imóvel é o mais importante. “O cliente ganha tempo ao ter um consultor que irá mostrar as opções já com o perfil dele. Isso poupa tempo”, explica Angelina Carvalho. No site, antes de sair de casa, a família pode visualizar as fotos, as medidas e os detalhes que farão a diferença na hora da escolha.
 
Se o imóvel estiver em um edifício, outra dica é observar o estado geral do prédio, examinando a manutenção e conservação do mesmo. É importante saber ainda o número de vagas de garagem disponível, pois poderá ser necessário alugar uma vaga extra. “É preciso lembrar que o recibo de aluguéis, para o locatário, deve ser discriminado, informando cada parcela paga, separadamente, já que a Lei do Inquilinato proíbe o recibo genérico, global”, explica ela.
 
Os valores do aluguel, taxa de IPTU e taxa de condomínio, no caso dos apartamentos, também devem ser consultados antes. Muitas vezes o valor do condomínio pode surpreender o inquilino, mas sempre com a atenção para saber se está havendo alguma reforma no edifício, pois nesse caso as despesas extras serão de responsabilidade exclusiva do proprietário.. “Às vezes está tão fora da faixa que não vale a pena agendar a visita”.  Na hora de marcar a ida até o local, já com algumas certezas, é o momento de observar os detalhes, como iluminação, encanamento, acabamento (conservação geral do imóvel) e vizinhança. “Vale visitar em horários diferentes que dá para perceber o barulho do local, o trânsito ao redor, fatores que fazem diferença para quem viverá no local”, fala Angelina Carvalho, lembrando que a infraestrutura do local é estratégica. Ela acrescenta ainda que, atualmente, as pessoas procuram mais a comodidade de morar perto das escolas dos filhos ou do trabalho.
 
Contrato
 
Depois da busca e da escolha, é hora de assinar o contrato de aluguel. Angelina ensina aos futuros locatários que é importante saber que o país tem a Lei do Inquilinato, lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que rege os deveres e direitos do inquilino/locatário e do proprietário/locador. O contrato precisa prever valor, prazo de locação e também de reajuste. A vistoria deve ser feita e assinada junto ao contrato de locação e deve considerar as condições gerais do imóvel (inventário). O documento deve ser protocolado junto à imobiliária ou à administradora, ficando uma via de posse do inquilino.
 
Reajuste do Aluguel
 
O reajuste no preço do aluguel é feito baseado em um índice de inflação mencionado no contrato. Na maioria dos casos, o aluguel é reajustado anualmente, de acordo com a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado), calculado pela Fundação Getulio Vargas.
 
Documentos necessários para locação do imóvel
 
Locador
 
. Carteira de Identidade e CPF ou, no caso de ser pessoa jurídica, contrato social, CGC e designação de poderes de seus representantes legais;
 
. Comprovante de propriedade ou domínio do imóvel.
 
Locatário Pessoa Física
 
. Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso);
 
. Comprovante de residência (conta de água ou luz);
 
. Comprovante de rendimento igual ou superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional, ou declaração;
 
- Além disso, o cliente deverá apresentar a documentação necessária de acordo com a modalidade de fiança escolhida, dentre as quais temos como as mais utilizadas e seguras: fiadores, seguro fiança, título de capitalização, carta fiança bancária e caução de bem imóvel. 

Os comentários estão agora fechados para esta entrada

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que você será atendido. Importante sobre fonte ou autoria..: O Segs atua como intermediário na divulgação de resumos de notícias (Clipping), através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões. O conteúdo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao www.segs.com.br, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligência para nos permitir interpretar os fatos, sem paixão."(Autoria de Lúcio Araújo da Cunha) O Segs, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. pois trata-se de uma opinião do autor ou fonte. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para usar e saber mais, leia os TERMOS E CONDIÇÕES DE USO.

 

A Maravilhosa Arte de Escrever...
 

Cuide de sua Saúde
 

Segs.com.br - Vídeos Legais
 

Facebook Segs.PortalNacional
 

Siga-nos pelo TWITTER...
Copyright © 2013 Segs.com.br Portal Nacional.Site de propriedade da JCT-me. Todos os direitos reservados. Visual 1024x768 por Internet Explorer 7 ou Superior, Firefox, Opera, Chrome ou Safari.
::
Segs.com.br é Automatizado com regras de uso, portanto "CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO".


:::CLIPPING SEGS O Maior do Mercado:::SEGS é o número 1 do nosso segmento em audiência, conforme "Ranking da Internacional ALEXA.com"