Acupuntura oferece tratamento eficaz para depressão

Abr152015
Acupuntura oferece tratamento eficaz para depressão

Letra..::
Estudos comprovam a eficácia da Acupuntura Médica no tratamento da depressão, mal que assombra a vida de jovens, adultos, idosos e, até mesmo, de crianças.

A depressão, disfunção que faz parte dos chamados transtornos afetivos e do humor, vem tomando caráter epidêmico em todo o mundo. A sua prevalência média atual é de aproximadamente 16% da população mundial. Apesar disso, não existe ainda uma definição precisa sobre o melhor procedimento terapêutico a seguir. A acupuntura médica tem se revelado uma importante alternativa de tratamento, com resultados positivos e comprovados em estudos.

Um desses estudos mais recentes, publicado no Jornal Americano de Psiquiatria: Effects of Electroacupuncture on Depression and the Production of Glial Cell Line–Derived Neurotrophic Factor Compared with Fluoxetine: A Randomized Controlled Pilot Study (2013), indicou que o tratamento por acupuntura é capaz de regularizar os níveis cerebrais do Fator Neurotrófico derivado do Cérebro (GDNF), que se encontra diminuído em pacientes deprimidos. O estímulo através da eletroacupuntura se mostrou, inclusive, superior ao efeito da fluoxetina (medicamento utilizado no tratamento de depressão) na capacidade de regulação do GDNF.

Outro importante estudo nessa área é o trabalho do dr. Wang da Universidade de Pequim: CLINICAL EXPERIENCE: Effects of Electro-Acupuncture on Personality Traits in Depression: A Randomized Controlled Study (2013), que comparou os efeitos antidepressivos da acupuntura e da Paroxetina no tratamento da depressão. Sessenta pacientes foram selecionados de acordo como os critérios estabelecidos e feita a avaliação por escala apropriada antes e depois do tratamento. Os resultados mostraram que houve melhora significativa em ambos os grupos após 24 semanas de tratamento, concluindo que a eletroacupuntura se mostrou tão eficaz no tratamento da depressão quanto o antidepressivo Paroxetina – e sem os efeitos colaterais de uma medicação.

A explicação acerca do mecanismo pelo qual  a acupuntura tem a capacidade de minorar os distúrbios emocionais, se alicerça na sua ação moduladora do sistema nervoso central.  “Sabe-se, hoje, que a inserção da agulha de Acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A ‘mensagem’ gerada por esses estímulos segue através de fibras nervosas periféricas até o sistema nervoso central (medula e cérebro) e aí  incrementa a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores: serotonina, noradrenalina e dopamina, que são exatamente as mesmas relacionadas ao controle do humor e das emoções. Além dessa ação moduladora sobre as emoções, o estímulo das agulhas     desencadeia  uma série de outros efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e sobre  os sistemas endócrino e imunológico”, explica Dr. Dirceu Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Há décadas, existem importantes estudos que a referendam a ação neuromoduladora da acupuntura, como os de Luo, Jia e Zhan (1985), Lou e cols (1990), Yang (1994) e Han (1996).  No trabalho de Luo, em estudo randomizado prospectivo que contou com 241 pacientes foi comparado o efeito da eletroacupuntura com o da amitriptilina. Nos dois grupos estudados houve melhora substancial da doença depressiva, sem qualquer diferença nos índices de recorrência a longo prazo.

Ação da Acupuntura - Pesquisas das últimas décadas vieram a atestar que a inserção de agulhas de acupuntura em pontos específicos do corpo provocam fenômenos de neuromodulação em três níveis: periférico (local), espinal e supraespinal- resultando em

liberação de variadas substâncias neuromoduladoras com normalização de funções motoras, sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas, de controle de expressão emocional, além de corticais espinais.( Cheng & Pomerans, 1980; Mayer Price & Refii, 1977; Sjolund & Eriksson- 1979; Souvannakiti e cols., 1993, Wu & Deng, 1993).

Sobre o CMBA: Fundado em 1984,  o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura é uma associação civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que congrega médicos acupunturistas de todo o Brasil - é o órgão oficial da acupuntura médica do país,  respondendo frente ao meio médico nacional, às autoridades de saúde e às instituições governamentais.

_

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que você será atendido. Importante sobre fonte ou autoria..: O Segs atua como intermediário na divulgação de resumos de notícias (Clipping), através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões. O conteúdo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao Segs, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligência para nos permitir interpretar os fatos, sem paixão."(Autoria de Lúcio Araújo da Cunha) O Segs, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. pois trata-se de uma opinião do autor ou fonte. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para usar e saber mais, leia os TERMOS E CONDIÇÕES DE USO.

Ao SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Sucesso!

Código de segurança
Atualizar