Artigos

Viagens Longas Podem Contribuir Para O Surgimento De Trombose

Jan212015
Viagens Longas Podem Contribuir Para O Surgimento De Trombose

 

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Letra.:
No final do ano muitas empresas saem de recesso ou concedem férias coletivas para os seus funcionários. Para curtir o tempo livre com suas famílias, muitas pessoas aproveitam esse período para realizarem a tão sonhada viagem, seja de carro ou de avião. Mas, se o destino escolhido é distante, é bom ficar atento com as pernas. Isso porque, ficar longos períodos sem movimentar as pernas prejudica a circulação sanguínea e, com isso, pode contribuir para o desenvolvimento de inchaço nas pernas e trombose venosa. “Essa doença é caracterizada pela formação de coágulos no interior das veias. Diante disso, quando um fragmento desse coágulo se desloca pela corrente sanguínea pode alcançar órgãos que exercem funções vitais” , explica a Karen Rigoni cirurgiã vascular.
 
Essa condição é extremamente perigosa, pois pode afetar o pulmão, dando origem à embolia pulmonar, uma complicação grave e que pode levar à morte súbita. “A formação de coágulos nas pernas em viagens ocorre porque as pessoas permanecem por um intervalo maior do que 4 horas sentado”, informa a especialista.
 
Neste caso, de acordo com a cirurgiã vascular, se as pernas ficam para baixo e sem movimentação por muito tempo a panturrilha não consegue bombear sangue das pernas para o coração, piorando a circulação do sangue.  “Esse tipo de trombose é apelidada de “mal da classe econômica”, pois nesse setor do avião é ainda maior a dificuldade de movimentação. Diferente da primeira classe, na qual é possível reclinar a cadeira”, salienta.
 
Como evitar o risco de trombose
 
Algumas medidas simples ajudam a estimular a circulação sanguínea e prevenir o risco de trombose. “Se for realizar uma viagem que dure mais do que duas horas, faça uma boa ingestão de líquidos, evite o consumo de bebidas alcoólicas e faça o emprego de meias elásticas para facilitar o retorno sanguíneo”, orienta Rigoni.
 
Veja outras dicas da cirurgiã vascular:
 
• No avião, procure fazer pequenas caminhadas para estimular o retorno sanguíneo;
 
• Em viagens terrestres, se for de carro faça paradas regulares para realizar o alongamento das pernas. Mas, se for de ônibus, aproveite todas as paradas periódicas do ônibus para descer e andar;
 
• Se estiver sentado, eleve a perna por intervalos moderados;
 
• No decorrer da viagem, realize alguns exercícios. Um exemplo é deixar os calcanhares apoiados no chão e fazer movimentos alternados com os pés para cima e para baixo por cinco minutos;
 
• Use roupas confortáveis para não provocar uma compressão das veias;
 
• Evite acomodar bagagens nos pés para que você possa esticar suas pernas;
 
• Lembrando que antes de viajar, deve-se buscar orientação com o médico para que o mesmo faça uma avaliação e verifique se é necessário o uso de medicamentos para viagens longas. 
 
 

 _

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que você será atendido. Importante sobre fonte ou autoria..: O Segs atua como intermediário na divulgação de resumos de notícias (Clipping), através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões. O conteúdo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao Segs, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligência para nos permitir interpretar os fatos, sem paixão."(Autoria de Lúcio Araújo da Cunha) O Segs, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. pois trata-se de uma opinião do autor ou fonte. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para usar e saber mais, leia os TERMOS E CONDIÇÕES DE USO.

Adicionar comentário

Ao SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Sucesso!


Código de segurança
Atualizar