Artigos

Escolher a primeira escola do filho é sempre um dilema

Nov252014
Escolher a primeira escola do filho é sempre um dilema

 

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Letra.:
A definição de uma escola é uma importante decisão da família, e requer a avaliação de inúmeros aspectos, desde localização à proposta pedagógica
 
Embora a legislação brasileira torne a frequência a uma escola obrigatória apenas aos 7 anos de idade, especialistas alegam que a Educação Infantil, que compreende o período de 0 a 6 anos de idade, não é uma fase preparatória para o que vem depois, mas sim a primeira fase de aquisição de conhecimento, o que a torna uma das principais fases de aprendizagem, já que a relação de um indivíduo com a informação será a mesma durante toda sua vida, independentemente da idade. A neurologia também chegou a conclusões semelhantes, descobrindo que o cérebro se forma na relação da criança com o meio, ou seja, um ambiente rico leva à formação de um cérebro com mais recursos. 
 
Atualmente, existem centenas de escolas voltadas à Educação Infantil apenas na cidade de São Paulo. Esse fato só torna ainda mais complexo o processo de tomada de decisão dos pais sobre como escolher a primeira escola de seus filhos, que contempla desde projeto pedagógico mais adequado, passando pela estrutura física da escola, localização, limpeza e vai até a segurança. As escolas tipo berçário têm a característica de serem mais acolhedoras, de oferecerem atendimento personalizado aos pais e crianças e serem mais intimistas, porém nem sempre possuem uma proposta pedagógica clara e efetiva. Já as que abrangem outras etapas do ensino costumam deixar os pais preocupados pelo tamanho, quantidade de crianças e atenção insuficiente com os menores, que necessitam de mais cuidados.
 
Este costuma ser o primeiro ponto de dúvida destacado pela maioria dos pais: escola pequena, mais acolhedora e com turmas menores ou grandes colégios para garantir uma proposta pedagógica consistente, continuidade e eliminar a necessidade de mudança em um curto prazo de tempo? As respostas são diversas, mas quem escolhe escolas de pequeno porte tem como principal propósito encontrar um clima familiar e mais particularizado. Já os que optam pelas escolas maiores procuram os benefícios de uma estrutura mais ampla, de manter filhos de idades diferentes na mesma unidade ou garantir a continuidade nas próximas etapas.
 
Mas nem sempre quantidade é contrário de qualidade e há maneiras de unir os pontos positivos de ambas as  opções em uma única estrutura. É o caso do Colégio Sion Higienópolis, que desenvolveu o Mater Sion com uma estrutura que prioriza o lúdico, já que o espaço físico do colégio também é fundamental para o aprendizado dos pequenos. A unidade possui salas adaptadas para as necessidades do dia a dia das crianças, com materiais pedagógicos e brinquedos compatíveis para estimulação de cada faixa etária, além de um espaço de motricidade voltado para o desenvolvimento de coordenação motora e uma área de convivência, na qual os alunos das diferentes etapas do Maternal podem criar laços através de atividades e brincadeiras. A escola ainda disponibiliza, com toda a segurança, que os pais possam levar e pegar os filhos em sala de aula, fortalecendo o vínculo afetivo.
 
As crianças ainda contam com o tradicional e reconhecido sistema pedagógico da instituição. O colégio é apoiado em materiais didáticos da Ciranda, que são planejados para que os alunos, com a ajuda do professor, leiam uma história; observem uma imagem; aprendam a construir um brinquedo e também pensem em um problema. Esses utensílios fornecidos permitem a preservação do espaço de liberdade do professor para que complemente os projetos e sequências didáticas do material em função da sua realidade. A partir desse método, as aulas trabalham temas do dia a dia das crianças e de suas famílias.
 
“Precisamos pensar no aluno de educação infantil como um ser com muitas potencialidades a serem desenvolvidas. Sempre tivemos esse olhar e, agora com o Mater Sion, maximizamos esse cuidado. Ao priorizarmos, nesta fase, o lúdico como base da metodologia, conseguimos fazer com que eles aproveitem ao máximo essa aprendizagem, tornando-a significativa e contextualizada”, pontua Maria Alzira Silveira Guzzi, coordenadora de Educação Infantil.
 
Sobre o COLÉGIO SION HIGIENÓPOLIS
 
Fundado em São Paulo, no ano de 1901, o Colégio Nossa Senhora de Sion tem como objetivo atuar no campo da Educação, tendo em vista valores, princípios cristãos e o conhecimento, de acordo com as exigências da sociedade moderna, de modo que seus alunos se tornem cidadãos conscientes.
 
O Mater Sion é um braço do Colégio voltado ao Maternal e adequado para crianças de um ano e quatro meses até quatro anos.
 
 
 

 _

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que você será atendido. Importante sobre fonte ou autoria..: O Segs atua como intermediário na divulgação de resumos de notícias (Clipping), através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões. O conteúdo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao Segs, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligência para nos permitir interpretar os fatos, sem paixão."(Autoria de Lúcio Araújo da Cunha) O Segs, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. pois trata-se de uma opinião do autor ou fonte. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para usar e saber mais, leia os TERMOS E CONDIÇÕES DE USO.

Adicionar comentário

Ao SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Sucesso!


Código de segurança
Atualizar