Artigos

Tecnologia diminui distâncias na educação

Out222014
Tecnologia diminui distâncias na educação

 

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Letra.:
Desafio do Changemakers da Ashoka em parceria com o Instituto Embratel Claro recebe inscrições até 22 de outubro
 
Educação de qualidade é um desafio para muitos países. Educação de qualidade que atenda a todas as crianças e jovens, independente de suas classes sociais, condições físicas e mentais, localização geográfica e grupo social é um desafio ainda maior. Nesse cenário, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm um papel fundamental, já que abrem grandes possibilidades para pessoas que têm limitações para aprimoramento da educação e do aprendizado.
 
Pensando nisso, o Changemakers da Ashoka e o Instituto Embratel Claro estão com inscrições abertas para o desafio “Tecnologia e´ ponte: diminuindo distâncias na educação”. A iniciativa selecionará projetos que usam a tecnologia para permitir maior acesso à educação (formal e informal) de crianças e jovens em idade escolar. Segundo dados do MEC (Ministério da Educação e Cultura), 3,6 milhões de jovens e crianças não recebem educação adequada, o que demonstra a importância de identificar boas práticas e oferecer suporte para que possam expandir suas ações e atingir ainda mais impacto.
 
“A Ashoka e seus programas entendem que uma educação acessível e inclusiva é o primeiro passo para construir um mundo em que todos os indivíduos estão cientes de seus papeis como agentes de transformação”, explica Claudia Duran, diretora da Ashoka Brasil.
 
Acessibilidade para deficientes físicos; educação para populações marginalizadas ou distantes de centros urbanos; integração e participação de alunos em sala de aula; trabalho com pais e professores sobre o tema de inclusão e acesso; alfabetização digital; e uso de ambientes virtuais são alguns exemplos de iniciativas que estão sendo mapeados. Até o dia 22 de outubro, prazo final de inscrições, espera-se receber mais projetos inovadores com tecnologias para que todos estejam em igualdade de oportunidades na educação e na vida.
 
“Estamos contribuindo com o desenvolvimento da educação brasileira e, com isso, diminuir a distância cultural que ainda temos no Brasil”, diz Oscar Petersen, Vice-Presidente do Instituto Embratel Claro, destacando que a premiação está alinhada aos princípios da empresa de investir em importantes projetos que são agentes de transformação social no Brasil.
 
O desafio irá distribuir R$ 36.000,00 em prêmios, além de promover a troca de experiências entre os participantes, formando uma rede colaborativa de pessoas comprometidas com a educação, o aprendizado e a inclusão.
 
Sobre o Instituto Embratel Claro
 
O Instituto Embratel Claro, mantido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Embratel Participações (Embrapar) e a Claro S.A, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhado à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas. Para mais informações, acesse: http://www.institutoembratel.org.br/.
 
Sobre o Changemakers da Ashoka
 
O Changemakers um programa da Ashoka que foca em mapeamento e ativação de redes de inovação, utilizando como principal ferramenta a tecnologia e a comunicação. A partir da visão de que cada um de nós é um agente de transformação, o Changemakers tem como objetivo conectar a rede da Ashoka com inovadores, estudantes, educadores, comunicadores – enfim, pessoas que queiram mudar a sua realidade – por meio de ferramentas online, como por exemplo, os desafios colaborativos.
 
Prêmio:
 
Desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”
 
Inscrições: www.changemakers.com/tecnologiaponte 
 
Prazo: Até 22 de outubro de 2014
 
Dúvidas: Isabela Carvalho –
 
 

 _

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que você será atendido. Importante sobre fonte ou autoria..: O Segs atua como intermediário na divulgação de resumos de notícias (Clipping), através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões. O conteúdo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informações advindas das fontes mencionadas, jamais caberá a responsabilidade pelo seu conteúdo ao Segs, tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora. "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligência para nos permitir interpretar os fatos, sem paixão."(Autoria de Lúcio Araújo da Cunha) O Segs, jamais assumirá responsabilidade pelo teor, exatidão ou veracidade do conteúdo do material divulgado. pois trata-se de uma opinião do autor ou fonte. Em caso de controvérsia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietária do Segs e desde já renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs é uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. Para usar e saber mais, leia os TERMOS E CONDIÇÕES DE USO.

Adicionar comentário

Ao SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Sucesso!


Código de segurança
Atualizar