Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Pátio Savassi recebe mostra fotográfica inédita que retrata as semelhanças entre as culturas mineira e asiática

Tão longe, tão perto - Um encontro entre Minas e Ásia", projeto que surgiu da experiência de fotógrafo mineiro durante um ano sabático, está sendo exibido no mall desde o dia 8 de janeiro

“Localizado na Savassi, um dos pontos de maior efervescência cultural da cidade, o Pátio Savassi vai muito além de ser um centro de compras; não só apoia como promove uma série de eventos e serviços na área da cultura. E o empreendimento inicia 2018 sediando uma exposição fotográfica inédita: “Tão Longe, tão perto – Um encontro entre Minas e Ásia”, que teve início no dia 8 de janeiro e segue até 8 de fevereiro.

Assinada pelo fotógrafo mineiro Rodolfo Lage, a exposição é o resultado de um ano sabático que aconteceu em 2016. Durante este período, Lage que teve contato com culturas milenares desenvolvidas do outro lado do mundo em contextos completamente diferentes dos encontrados em Minas Gerais. No entanto, apesar de particularidades tão distintas, ele surpreendeu-se ao encontrar similaridades mais próximas entre as culturas mineira e asiática, como paisagens e costumes, do que as semelhanças identificadas entre a cultura mineira e a amazônica, por exemplo.

Para Rodolfo, o principal objetivo da exposição é relembrar e manter as raízes culturais. “ ‘Tão longe, tão perto’, surge em um contexto contraditório: de um lado os sentimentos nacionalistas extremistas e de aversão ao estrangeiro que se espalham pelos países ocidentais, principalmente em relação ao oriente, e de outro um cenário de globalização e miscigenação da cultura brasileira (e mineira) com a cultura americana, o que leva ao esquecimento e abandono da nossa cultura”, afirma o fotógrafo. Depois de Belo Horizonte, as imagens seguirão para exposições em Betim, Itaúna e Pará de Minas.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica: Tão longe, tão perto - Um encontro entre Minas e Ásia