Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Para valorizar cultura amazonense, Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza festa do Marabaixo, inédita em São Paulo

O projeto Amazonizando Sampa estreita as relações de Amazônia e São Paulo a partir do Marabaixo, tradição dos povos quilombolas do Amapá

Principal manifestação cultural do Amapá realizada há mais de 200 anos, a Festa do Marabaixo reúne música, dança, gastronomia e religiosidade, louvando o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade ao longo de 61 dias: do sábado de Aleluia ao domingo pós Corpus Christi. Para estreitar as relações culturais entre Amazônia e São Paulo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza o projeto Amazonizando Sampa. As atividades, que acontecem entre 11 de janeiro e 5 abril, propõem a criação da festa amapaense na zona leste de São Paulo.

A primeira atividade do projeto é O levantar do mastro, que apresenta os valores simbólicos e tradicionais do Marabaixo, pela influência da natureza, o sincretismo religioso, a inspiração das letras e ladrões, a forma de dançar, a origem e a evolução da tradição. Os encontros vão de 11 de janeiro a 1 de fevereiro, quinta-feira às 19h.

Na I roda de Marabaixo e Levantar dos mastros, que acontece dia 1 de fevereiro, quinta-feira às 19h, os participantes da oficina O levantar do mastro realizam a primeira roda de Marabaixo, levantando dois mastros na Oficina Cultural e inaugurando o projeto Amazonizando Sampa.

Ladrões são as canções que animam as festas amapaenses, assim chamadas porque, durante a cantoria, um participante pode “roubar” a pausa do outro e, a partir disso, compor um novo verso improvisado. Explorar a construção do ladrão e as danças tradicionais da manifestação é a proposta da oficina Corporeidade, ladrão e dança do Marabaixo, que acontece entre 22 de fevereiro e 29 de março, quinta-feira às 14h. Nas danças da festa, o corpo é o principal elemento para a busca da ancestralidade africana, abrindo caminhos para a descoberta da história de cada indivíduo que, depois de compreender sua ancestralidade, constrói novos ladrões para contá-la a todos.

Para encerrar o ciclo de atividades, no dia 5 de abril, quinta-feira às 19h, acontece a II Roda de Marabaixo, com a apresentação dos resultados da oficina Corporeidade e Ladrão de Marabaixo em uma prática da tradição com apresentação de dança, canto, e dos ladrões produzidos pelos participantes.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 1986 a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Amazonizando Sampa
O levantar do mastro
11/1 a 1/2. Quinta-feira, das 19h às 22h
Inscrições gratuitas na recepção da Instituição. 12 vagas
Recomendação etária: maiores de 16 anos

I Roda de Marabaixo e Levantar dos mastros
1/2. Quinta-feira, das 19h às 22h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: maiores de 16 anos

Corporeidade e ladrão de Marabaixo
22/2 a 29/3. Quinta-feira, das 14h às 17h
Recomendação etária: maiores de 15 anos
Inscrições gratuitas na recepção da Instituição. 12 vagas

II Roda de Marabaixo
5/4. Quinta-feira, das 19h às 22h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: livre

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.
Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 |
Acessibilidade no local.