Brasil, 20 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Natal com muitos abraços de vida

Voluntários da Mater Dei querem passar mensagem aos curitibanos sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Nessa sexta-feira (15), os curitibanos que passarem pela Rua XV de Novembro, próximo a Boca Maldita, serão surpreendidos com uma ação natalina da Mater Dei, maternidade que mais faz partos pelo SUS no Paraná.

Voluntários da maternidade vão estar no local caracterizando um Presépio Vivo (Jesus, Maria e José) para lembrar os curitibanos sobre o verdadeiro sentido do Natal – A vida. Outro grupo incluindo jovens, crianças e idosos também vão participar da iniciativa segurando faixas indicativas e distribuindo abraços grátis. “O objetivo dessa ação é promover a valorização da vida, fraternidade, solidariedade, a paz, a tolerância religiosa, a família e o amor fraterno entre as pessoas. Nesse nobre gesto a Mater Dei abraçará Curitiba”, comenta o Gerente de Projetos do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, Eduardo Filho.

No final diversos balões da maternidade serão soltos e a apresentação de músicas natalinas pela banda Big Band de Curitiba promete emocionar a todos que estiverem presentes.

Um abraço diz mais que mil palavras, sim!

Você já abraçou alguém hoje? Se sua resposta foi não, sabia que está deixando de liberar por todo o seu corpo diversos hormônios como dopamina e serotonina, conhecidos como hormônios do prazer? Além disso, você está dispensando um ótimo calmante. Isso porque o abraço aumenta a taxa de uma substância chamada ocitocina, que quanto mais for liberada pelo cérebro, mais vontade a pessoa vai ter de ser abraçada e o seu estresse será reduzido.

Segundo o neurologista no Hospital Nossa Senhora das Graças, Cleverson de Macedo Gracia, com o aumento da ocitocina, hormônio produzido pela glândula hipófise, ficamos mais protegidos. "Nosso humor melhora, assim como a imunidade e a generosidade. Além disso, diminui a chance de desenvolver ansiedade e depressão", explica.

O abraço também é um poderoso aliado daqueles que são hipertensos ou possuem problemas cardíacos. "Um estudo clínico apontou que abraços fazem com que a pressão arterial e também os batimentos cardíacos diminuam", diz.

O neurologista comenta que o ato de abraçar funciona como um relaxante, dando a sensação de proteção e de não estar só. O psicólogo do Graças, José Palcoski, acrescenta que o abraço é uma forma de expressão de carinho, e um ato socialmente entendido como demonstração de agrado. "Que pode, inclusive, atuar na diminuição da dor por conta da produção de dopamina e endorfinas; e melhorar as relações sociais", complementa.

Palcoski revela que abraços podem ajudar pessoas que não conseguem se expressar. "Podem auxiliar na comunicação de forma subjetiva, pois nele esta entendido o carinho, apreço, admiração, reconhecimento, reconciliação, entre outros afetos positivos, gerando um sentimento de compromisso maior", conta. Esse ato de afeto pode, inclusive, ser benéfico para pessoas que possuem alexitimia, um transtorno em que a pessoa tem dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos. "Ao liberar a ocitocina no organismo, a pessoa fica mais aberta para seus relacionamentos, de forma a superar a dificuldade em expressar seu sentimento. Vale ressaltar que a ocitocina sintética vem sendo estudada em casos de autismo e esquizofrenia, duas patologias que possuem como característica a recusa social e a dificuldade em expressar emoções", fala.

Um abraço pode mesmo dizer mais que mil palavras? José Palcoski confirma que sim. "Essa força de expressão pode ser verdadeira, pois muitas vezes as pessoas possuem dificuldade em colocar em palavras os sentimentos e emoções que tiveram ao serem abraçadas por alguém especial, portanto este ato pode transpassar o nosso vocabulário", conclui.

Serviço: Ação de Natal Abraça a Vida da Maternidade Mater Dei

Data: 15/12/2017 (sexta-feira)

Hora: das 16h às 18h

Local: Rua XV de Novembro, Boca Maldita – Centro

Informações: (41) 3240-6975 | (41) 9-9955-7441

Apoio: Óticas Ipanema, Setor Juventude da Arquidiocese, Curitiba BIG BAND e TETO Brasil Paraná grupo de apoio e mobilização social.O grupo se reunirá à partir das 15h00 no parceiro Ótica Ipanema, na Rua Voluntários da Pátria, 262 - Centro de Curitiba, e de lá partirão para a Boca Maldita***

COMO AJUDAR A MATERNIDADE

Você sabia que parte do seu imposto de renda pode ajudar centenas de bebezinhos da Mater Dei? A legislação permite que pessoas jurídicas e físicas direcionem parte do seu imposto devido para entidades que possuem projetos aprovados no estatuto da criança e adolescente. As doações podem ser feitas até dia 29 de dezembro. A Maternidade Mater Dei, dispõe de projeto aprovado na FIA – Fundo da Infância e Adolescência, para doações com dedução no importo de renda:

PESSOA FÍSICA - declaração completa/ percentual da doação 6%

PESSOA JURÍDICA - declaração completa / percentual da doação 1%

COMO DOAR SEU IMPOSTO PARA A MATER DEI?
1. Entre no site www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br
2. Clique em PARA DOAR
3. Preencha o formulário com seus dados. Clique em ENTIDADE no campo RECEPTOR. Selecione HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - MATERDEI. Indique o Projeto ACOLHENDO A VIDA no campo PROJETO.
4. Gere a Guia e efetue o pagamento.
5. Este boleto serve como documento na declaração de seu IR. O COMTIBA enviará um recibo para o endereço que você indicou.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES: (41) 3240-6975 | (41) 98870-5875 (Whatsapp) e

Código de segurança