Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Tarrafadas na Pinacoteca traz escritor Lira Neto a Santos

A quarta edição das Tarrafadas na Pinacoteca traz à Pinacoteca de Santos, no sábado, 09 de dezembro, a partir das 16h, o premiado escritor cearense Lira Neto.

Autor da aclamada trilogia biográfica do presidente Getulio Vargas, intitulada Getulio, o jornalista venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura (2007, 2010, 2013 e 2014) e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (2014), sempre na categoria Biografia. Em 2017, Lira Neto lançou o primeiro volume de sua trilogia “A História do Samba”, que conta as origens desse gênero musical.

Tarrafadas na Pinacoteca é uma versão pocket da Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura, realizado anualmente em Santos, no litoral paulista. Neste formato enxuto, realizado em quatro edições anuais, as Tarrafadas já reuniram, em 2017, mais de 500 pessoas na Pinacoteca da cidade.

O evento Tarrafadas na Pinacoteca é oferecido à comunidade santista pela ADM do Brasil, uma das maiores empresas do agronegócio do país, por meio do ADM Cares. O programa apoia iniciativas sociais, educacionais e esportivas, com o objetivo de transformar e fortalecer as comunidades locais nas regiões onde está instalada, como este idealizado por Tahan, criador da Realejo Livros, livraria e editora localizada no bairro santista do Gonzaga.

Sobre o autor
Jornalista, nascido em Fortaleza, em 1963, Lira Neto venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura (2007, 2010, 2013 e 2014) e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (2014), sempre na categoria Biografia. Cursou Filosofia (Faculdade de Filosofia de Fortaleza), Letras (Universidade Estadual do Ceará) e Jornalismo (Universidade Federal do Ceará). A partir de 2001 largou o cotidiano das redações para se dedicar à tarefa de escrever livros históricos. Tem artigos, perfis e reportagens publicados nos principais jornais e revistas do país. Seu mais recente livro é "Uma historia do Samba", publicado pela Companhia das Letras.

Sobre a Tarrafa Literária
Realizada desde 2009 no centro histórico de Santos, a Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura traz ao litoral paulista grandes nomes da literatura nacional e internacional, discutindo temas interessantes e atuais, com a proposta de ser um evento de entretenimento e cultura.

Idealizado por José Luiz Tahan, realizado pela Livraria Realejo e pelo SESC-Santos, o festival tem como objetivo de enaltecer e disseminar a cultura e o hábito da leitura. Editor, livreiro e um dos grandes nomes provedores da literatura no Brasil, Tahan atua há quase 30 anos com a tríade do setor: publica livros por meio da Editora Realejo; comercializa por meio da Livraria Realejo e evidencia, bem como atrai novos públicos, por meio da Tarrafa Literária.

Mais informações: www.tarrafaliteraria.com.br

Serviço: