Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Soila Freese lança livro sobre a história da cerveja no Vale do Itajaí, nesta quinta-feira (7), em Blumenau

O evento ocorre na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, às 19h30min

História da produção de cerveja no Vale do Itajaí. Nesta quinta-feira (7), às 19h30min, a jornalista e escritora Soila Freese lança a 2ª edição do livro “Ein Prosit Blumenau”. A obra reúne a história das primeiras cervejarias da então colônia Blumenau, por meio de registros e memórias de amigos, filhos e netos de mestres-cervejeiros. O evento ocorre na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau, e a entrada é gratuita e aberta a comunidade. O livro custa R$ 29,90.

“A primeira edição do livro ‘Ein Prosit Blumenau’ foi lançada em 2008, em uma versão bastante singela, mas rica em conteúdo. Agora, a obra chega em sua segunda edição totalmente reformulada, onde o material passa a ser visualmente mais atrativo, destacando também fotos, rótulos e documentos levantados”, explica a autora Soila Freese.

Na época da pesquisa, 2006 e 2007, a jornalista conseguiu conversar com alguns descendentes e amigos de mestres cervejeiros. “Essas pessoas foram cruciais para a pesquisa que teve como pilar a história oral. Boa parte do material histórico foi encontrado com elas. São rótulos, documentos e fotografias que até então estavam apenas no acervo familiar”, acrescenta Soila.

AUTORA
Soila Freese é escritora, produtora cultural e jornalista, formada pela Universidade Regional do Vale do Itajaí (UNIVALI). É natural de Blumenau, Santa Catarina. É uma entusiasta da Cultura, apaixonada por histórias, memórias e assuntos relacionados ao patrimônio material e imaterial. Acumula em seu currículo produções e gestões de projetos culturais das mais diversas áreas, mas é na pesquisa, história e cultura regional que ela mais se identifica. É autora de quatro livros, participou na execução de 10 documentários como produtora, roteirista e diretora, de temas relacionados à história e à cultura de Santa Catarina.

Lançamento da 2ª edição do livro "Ein Prosit Blumenau”, de Soila Freese
Dia 7 de dezembro, às 19h30min
Shopping Park Europeu, piso térreo (Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600, bairro Itoupava Norte)
Entrada gratuita e aberta ao público