Brasil, 21 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Festival de Música Contemporânea Brasileira lança documentário oficial

  • Escrito por  Confraria de Informação
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Eventos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Festival de Música Contemporânea Brasileira lança documentário oficial

Edição de 2017 que homenageou Hermeto Pascoal e Edson Zampronha divulga vídeo com os melhores momentos. Inscrições de trabalhos para o evento em 2018, que irá homenagear Egberto Gismonti e Marisa Rezende, estão abertas

O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) promove o lançamento oficial do documentário da edição que homenageou os compositores Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. A divulgação será no dia 30 de outubro, no canal do Youtube da Sintonize na Cultura. A quarta edição do festival, que já é reconhecido internacionalmente por estudiosos da música, foi realizada em Campinas entre os dias 15 e 18 de março de 2017 e reuniu mais de duas mil pessoas em cinco dias de atividades.

Além disso, a quinta edição do evento já está marcada para março de 2018, entre os dias 20 e 24 de março. Os homenageados no próximo ano serão Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois nomes consagrados da música contemporânea atual, e as inscrições para apresentação de trabalhos realizados por pesquisadores (as), docentes, discentes e profissionais em geral da área de música estão abertas desde o dia 15 de setembro de 2017 e vão até dia 15 de novembro.

Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral e Apresentação Artística que deverão versar em torno da temática “Vida e obra de Egberto Gismonti e Marisa Rezende”. Cada proposta deve ser enviada separadamente, mesmo que a Comunicação Oral seja complementar à Apresentação Artística. As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por sistema de formulário eletrônico disponível na página www.fmcb.com.br/inscricoes até o dia 15 de novembro, com formulário disponível em português, inglês e espanhol.

Mais sobre o documentário da 4ª edição do FMCB

O evento que é reconhecido como um dos principais festivais do país na música contemporânea brasileira realizou em 2017 apresentações artísticas, concertos, mesas-redondas, entrevistas, bate-papo com o público, concertos que focaram nas obras de Hermeto Pascoal e Edson Zampronha e uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini. As atividades foram registradas no documentário oficial, que possui entrevistas com músicos e os compositores homenageados e mostra os melhores momentos do festival.

A diretora do festival e coordenadora geral do documentário, Thais Nicolau, destaca aimportância da divulgação do vídeo como resultado do festival. “Este documentário não sóapresenta os contrastes evidentes entre a música do Edson e do Hermeto, mas revela semelhanças muito interessantes sobre a concepção e o processo de criação musical dos dois compositores”

A jornalista e roteirista do documentário, Hebe Rios ressalta que participar do IV FMCB foi uma experiência emocionante. “Pude me debruçar e me deixar conduzir pela música contemporânea brasileira, que instiga e atrai. Como em todo o processo de edição foi complicado escolher o que deixar, o que tirar, já que tudo teve seu lugar, sua importância, seu valor. Mas, o que talvez possa ser motivo de frustração para alguns, por não ver toda a história retratada, sirva de estímulo para que essa história seja novamente contada”, conta. O vídeo resumo do festival já pode ser conferido em: https://goo.gl/ZBRCgE

O IV FMCB contou com a presença dos compositores homenageados, 160 músicos convidados e participantes representando 26 universidades do Brasil e de outros países. O festival também ofereceu a oportunidade para músicos em formação apresentarem seus trabalhos na presença dos próprios compositores. As atividades permitiram ao público conhecer os compositores pessoalmente e abriram possibilidades para que se familiarizassem com sua produção. Unindo apresentações de pesquisa e performance, o Festival contou com atividades na Unicamp, Instituto CPFL, Centro Infantil Boldrini e Teatro Municipal José de Castro Mendes.

Retrospectiva

No dia 14 de março de 2017, o FMCB realizou uma mostra cultural beneficente no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento do câncer infantil na América Latina. A mostra uniu apresentação teatral com o grupo Sementes da Alegria, e música, com a participação de Ana Carolina Sacco e Bruno Madeira. Realizado no dia 15 de março, no Instituto CPFL, o concerto de abertura contou com a apresentação de grupos convidados, além de bate-papo descontraído com os compositores homenageados. O evento atingiu lotação máxima em menos de 30 minutos da distribuição dos ingressos.

Nos dias 16 e 17 de março, foram realizadas as apresentações de trabalhos selecionados através de edital, além de mesa redonda para discutir sobre as obras do compositor Edson Zampronha e Hermeto Pascoal, respectivamente. Com transmissão ao vivo, o público pode acompanhar toda a programação que contou também com uma mesa redonda. Ainda na noite de 16, foi realizado um concerto Teatro Castro Mendes em homenagem a Edson Zampronha. E, no dia 17, o Teatro Municipal “José de Castro Mendes” sediou uma apresentação especial com Hermeto Pascoal e Grupo.

O último dia de evento foi realizado também no teatro Castro Mendes e contou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas interpretando as obras dos compositores homenageados, em que os compositores comentavam de forma a facilitar o entendimento das obras para o público em geral. Ainda ofereceu um coquetel a todos os presentes e premiou os participantes que mais se destacaram nas apresentações acadêmicas.

Sobre o FMCB

O festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores ainda em vida que se destacam no cenário musical do país. Consolidado na agenda cultural de Campinas, a proposta promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos. O FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que participam das atividades do evento.

Em Campinas, o Festival de Música Contemporânea Brasileira foi idealizado por Thais Nicolau e é realizado pelo Grupo Sintonize, por meio do ProAC ICMS, Governo do Estado de SP e Ministério da Educação. Com patrocínio de CPFL Energia, Ipanema Rolamentos, apoio do CNPq e da CAPES, tendo como parceiros a Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Instituto de Artes, OSMC e CRCV&B.

SERVIÇO:

Lançamento DVD IV FMCB
Quando: 30/10
Onde: Canal da Sintonize: https://goo.gl/ZBRCgE

Inscrições de trabalhos para a 5ª edição do FMCB/2018
Data: até 15 de novembro de 2017
Envio por meio de formulário eletrônico disponível na página www.fmcb.com.br/inscricoes (em português, inglês e espanhol)
Serão aceitas inscrições nas categorias de Comunicação Oral e Apresentação Artística em torno da temática “Vida e obra de Egberto Gismonti e Marisa Rezende”

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::